Fiscalização realiza trabalho educativo e orientador com enfermagem do Hospital Geral de Guarulhos
Na última quinta-feira (3), o Coren-SP realizou mais uma fiscalização em uma unidade hospitalar de grande porte. A fiscal Cintya Rocha de Oliveira, da subseção de Guarulhos, inspecionou o Hospital Geral de Guarulhos (HGG), instituição pública estadual com cerca de 300 leitos.
A fiscalização foi um retorno de uma inspeção anterior realizada no fim de 2022, quando a fiscal Cintya foi igualmente recebida pela diretora de enfermagem, Andrea Mayumi Hayashi. Desta vez, Andrea estava acompanhada da gerente de enfermagem, Fabiane Nunes de Lima.
A fiscal Cintya iniciou a inspeção vistoriando os andares da instituição onde há assistência de enfermagem, como o Centro Cirúrgico e a UTI.
Depois, a fiscal abriu diálogo com a diretora de enfermagem e a gerente, inspecionando a documentação do hospital, o dimensionamento de equipe de enfermagem, protocolos, escalas de enfermagem e alvarás.
A diretora de enfermagem, Andrea Mayumi Hayashi, destacou que enxerga o trabalho da fiscalização do conselho, acima de tudo como uma parceria: “É um trabalho muito importante, vejo como uma parceria que temos com o Coren-SP, sendo que o conselho só corrobora com a busca contínua por melhorias na assistência que já fazemos. A fiscalização faz parte da valorização profissional da enfermagem. Todas as inspeções que já recebi foram maravilhosas, sempre com uma abordagem respeitosa, muito ordenada, calma e harmoniosa”.
Atualmente, a fiscalização do Coren-SP tem cumprido um importante papel educativo e orientador.
Andrea destaca a importância da fiscalização nesse papel educativo, sobretudo em relação a uma das principais variáveis assistenciais: o correto dimensionamento de pessoal de enfermagem. “Em relação ao dimensionamento, a ajuda do Coren-SP foi muito importante. O conselho nos ensinou a fazer o cálculo de dimensionamento, que fazemos anualmente em nossa instituição. Aprendemos muito com o Coren-SP”, conclui.
Saiba mais