Coren-SP se reúne com Comissão Nacional de Inovação e Empreendedorismo do Cofen

A enfermagem, em sua maioria, atua na área da assistência, ensino, pesquisa. O empreendedorismo é um caminho que vem se destacando nos últimos anos, como um campo de trabalho para a categoria. O Conselho Federal de Enfermagem está trabalhando para incentivar esse setor e, também, instrumentalizar os profissionais que desejam desbravar essa área e, para isso, estruturou a Comissão Nacional de Inovação e Empreendedorismo (CNIE). A gestão 2021-2023 do Coren-SP, em sintonia com esse movimento, implantou o Grupo de Trabalho de Inovação e Empreendedorismo, para fomentar essa proposta no estado de São Paulo e incentivar a inovação das práticas assistenciais de maneira ética e legal.

O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, e a conselheira e coordenadora do GT de Empreendedorismo e Inovação, Vanessa Morrone, receberam a Comissão Nacional de Inovação e Empreendedorismo do Cofen para desenvolver e alinhar projetos relacionados ao fomento de iniciativas direcionadas à criação de novas formas de atuar na enfermagem.

Presidente James Francisco dos Santos e conselheira Vanessa Morrone com integrantes da CNIE do Cofen

No decorrer da ação, a CNIE realizou visitas técnicas na Clínica de Enfermagem Homenurse Assessoria, da proprietária Dra. Tatiane Capelasso, membro do GT de Empreendedorismo e Inovação do Coren-SP (GTEI) e pioneira no furo de orelha saudável e humanizado na cidade de São Caetano do Sul, e no Consultório de Enfermagem do Autismo, da Dra. Cleide de Oliveira, também colaboradora do GTEI. O intuito da atividade foi coletar experiências que tiveram o auxílio do Coren-SP, para desenvolver novas ações voltadas ao amparo ao profissional.

Estiveram presentes na atividade a coordenadora do CNIE, Marta Cristiane Alves Pereira, e as membros Beatriz Almeida, Erica Louise Bezerra, Ludimila Magalhães Rodrigues da Cunha, Lucielena Garcia e Valdirene Polônio

Vanessa classifica o encontro como essencial para o desenvolvimento de iniciativas direcionadas aos profissionais interessados em práticas inovadoras e explica que o fomento ao desenvolvimento da categoria auxilia, também, na difusão de práticas assistenciais de qualidade. “Esse encontro foi de extrema importância para demonstrar a realidade e a compreensão do panorama dos empreendedores enfermeiros das diversas áreas de atuação profissional. Essa parceria entre CNIE e GTEI estabelece uma intensa troca de saberes e nos proporciona segurança nas ações de trabalho e acolhimento dos profissionais.”

A coordenadora do CNIE, Dra. Marta Cristiane Alves Pereira, caracteriza o encontro como uma oportunidade de estar próxima dos atores estratégicos da enfermagem paulista, assim, tornando o desenvolvimento de estratégias de auxílio alinhadas às necessidades dos profissionais interessados na criação de novos métodos assistenciais. “As trajetórias exitosas são inspiradoras para todos os profissionais que desejam empreender promovendo a saúde e o bem-estar das pessoas por meio da Consulta de Enfermagem com foco nas necessidades individuais, em práticas avançadas, evidências científicas e nos preceitos éticos e legais da atuação profissional em saúde e Enfermagem, proporcionando, assim, uma experiência de excelência e humanizada aos seus clientes.”, comenta.

Galeria de fotos:

Saiba mais: