Começa 17ª Conferência Nacional de Saúde: “O Brasil voltou”

Evento marca retomada da participação popular na construção de políticas de Saúde

Começou, neste domingo (2/7), em Brasília, a 17ª Conferência Nacional de Saúde. A abertura do evento quadrianual celebrou a participação popular na construção de políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Hoje já é um novo dia”, afirmou a ministra, Nísia Trindade, em alusão ao tema ‘Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia’. “Não queremos uma conferência apenas como um ato. Queremos uma conferência como um documento forte que o Ministério da Saúde vai implementar. É esse o nosso compromisso”, afirmou.

Conferência Nacional de Saúde acontece a cada quatro anos para definição e construção conjunta de políticas públicas do SUS (foto:CNS)

Os mais de 700 mil mortos por covid-19 foram lembrados na mesa de abertura do evento, que contou com a presença das ministras do Meio Ambiente, Marina Silva, das Mulheres, Aparecida Gonçalves, dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e do presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, entre outras autoridades. “Muitas das mortes poderiam ter sido evitadas com ações coordenadas do Governo Federal”, destacou Nísia Trindade.

O presidente do CNS reforçou que a saúde não pode ser vista de maneira isolada, pois é diretamente associada à determinantes sociais. “Saúde tem que significar que as pessoas têm direito a comida, casa, trabalho, a um salário condigno, água, vestimenta, educação. Direito a informações, como dominar o mundo e transformá-lo. Direito ao meio ambiente protegido e uma vida digna e decente, como nos ensinou Sérgio Arouca”, afirmou Pigatto.

Mesa da abertura da 17ª Conferência Nacional de Saúde (foto: CNS)

Movimentos Sociais em Saúde – Durante o evento, será lançado o Mapa Colaborativo dos Movimentos Sociais em Saúde. Fruto de parceria entre o Ministério da Saúde, a Fiocruz e o CNS. O mapa é uma plataforma coletiva e interativa que reúne iniciativas práticas e saberes dos movimentos sociais no campo da saúde. O objetivo é que a ferramenta colabore no fomento de redes sobre políticas públicas.

Conferência Nacional de Saúde – A Conferência Nacional de Saúde acontece a cada quatro anos para definição e construção conjunta de políticas públicas do SUS.  A etapa nacional foi precedida de encontros municipais e estaduais, realizadas pelos Conselhos de Saúde, junto às respectivas Secretarias de Saúde, além das conferências livres sobre temáticas específicas. Das etapas municipais e estaduais, são eleitos os delegados, que trazem as propostas para a etapa nacional.

O encontro é um passo essencial para elaboração e aprovação de propostas para o Plano Nacional de Saúde e o Plano Plurianual 2024-2027. A última Conferência Nacional de Saúde foi realizada em 2019, já no governo de Jair Bolsonaro (PL) e sob o anúncio de cortes orçamentários, que precederam a pandemia de covid-19.

A 17ª edição prossegue até quarta, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), na capital federal, com participação de milhares de pessoas, incluindo representantes de entidades, do poder público e delegações de todo o Brasil.

Fonte: Ascom – Cofen