Jornal O Globo publica editorial absurdo desmerecendo o piso salarial da enfermagem

O jornal O Globo publicou nesta terça-feira (6/6) editorial intitulado “Piso da enfermagem deveria ser alerta para Parlamento”, no qual classifica como “absurda” a iniciativa de estabelecimentos de pisos salariais, como o da enfermagem. Entretanto, é a postura de combater um merecido direito da maior categoria profissional da saúde brasileira que deve ser assim denominada.

O texto também aponta que “não cabe ao Estado legislar sobre o valor dos contratos negociados livremente entre empregadores e empregados”, mas é justamente essa negociação que pode não ser vantajosa para os milhares de profissionais, que vem se preocupando e permanecendo aflitos com toda a situação.

A enfermagem vem enfrentando uma grande pressão contrária à concretização deste direito, mesmo após a inserção dele na Constituição Federal, da derrubada da liminar de suspensão da Lei 14.434/2022 e do manifesto e já nítido apoio da sociedade ao tema – vide, por exemplo, consulta pública realizada pelo Senado Federal, que teve mais de 1 milhão de votos favoráveis à pauta.

O Coren-SP condena mais esta postura que ataca a concretização do piso salarial. Num passado não muito distante, a grande imprensa jogou luz sobre o trabalho da enfermagem durante a pandemia da Covid-19, com discursos de enaltecimento. Entretanto, ao que parece, o jornal O Globo não considera o devido reconhecimento financeiro como uma questão de valorização para a enfermagem.