Conselheiros acolhem profissionais de Américo Brasiliense vítimas de violência e iniciam tratativas pelas 30 horas no município

O Coren-SP esteve nesta quinta-feira (13) na cidade de Américo Brasiliense, onde no dia 6/4 um homem esfaqueou sete pessoas no Hospital Municipal José Nigro Neto, inclusive profissionais de enfermagem. Felizmente nenhum dos atingidos se feriu com gravidade.

Os conselheiros da CRI com representantes dos profissionais de enfermagem, do sindicato e da prefeitura durante a reunião. Os temas abordados foram as 30 horas para a enfermagem de Américo Brasiliense e o reforço da segurança nas unidades de saúde

Os conselheiros Luciano Santos, Anderson Rodrigues e Edson José da Luz fizeram uma visita de apoio e acolhimento aos profissionais de enfermagem do hospital e reuniram-se também com representantes da Secretaria Municipal de Saúde e do Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região. Os conselheiros representaram a Comissão de Relações Institucionais (CRI) do Coren-SP.

Os conselheiros Luciano Santos, Anderson Rodrigues e Edson José da Luz com profissionais de enfermagem do Hospital Municipal José Nigro Neto

“Conversamos com os profissionais e colocamos o conselho à disposição deles. Também solicitamos pessoalmente à Secretaria de Saúde para que o efetivo de segurança nas unidades de saúde de Américo Brasiliense seja reforçado, de forma a proteger os trabalhadores”, relatou o conselheiro Luciano Santos.

Um dos objetivos da visita a Américo Brasiliense foi colocar o conselho à disposição dos profissionais vítimas de violência

Outra questão importante tratada pelos conselheiros foi a jornada de 30 horas semanais para a enfermagem. “Em uma reunião ao lado do sindicato, de profissionais de enfermagem, do departamento jurídico da prefeitura e da Secretaria de Saúde, foi aceita a nossa proposta de se iniciar os estudos de viabilidade de um projeto piloto de jornada de 30 horas para a enfermagem do município, sem redução salarial. Esse seria um grande ganho para a enfermagem do município e para a população assistida por eles, pois a jornada de 30 horas semanais tende a ter um impacto positivo na qualidade da assistência de saúde prestada”, concluiu o conselheiro Luciano Santos.