Coren-SP condena atos antidemocráticos em Brasília
O Coren-SP condena os atos antidemocráticos promovidos em Brasília neste domingo, considerando inaceitáveis atitudes de vandalismo e ataques aos Três Poderes.
A divergência e a pluralidade de pensamentos são pilares estruturantes da democracia e devem ser respeitados, porém sempre nos limites da civilidade e das diretrizes Constitucionais, o que inclui a aceitação dos resultados das eleições.
O povo brasileiro tem urgência por políticas públicas em diversas áreas e, para isso, é fundamental a garantia do pleno funcionamento das instituições.
No campo da saúde, por exemplo, é necessário o imediato fortalecimento do Programa Nacional de Imunização, de investimentos no SUS, para redução das filas por exames, cirurgias e consultas, que aumentaram significativamente com a pandemia; e suporte aos profissionais que atuam na linha de frente, como a enfermagem, que segue aguardando a aprovação de seu piso salarial.
Os ataques às instituições tendem a atrasar ainda mais o processo de viabilização do piso, assim como outros projetos vitais para a saúde da população brasileira. As discordâncias em relação às instituições não podem ser transformadas em álibi para justificar a violência e o desrespeito à Constituição Brasileira.
Por isso, o Coren-SP, junto ao sistema Cofen-Conselhos Regionais, reitera o seu compromisso com a democracia e com o progresso do Brasil.
Veja também