História e política reúne educadores e profissionais em debate no Coren-SP Educação

A construção histórica e política da Enfermagem foi o tema que pautou o debate de sexta-feira (13), no Coren-SP Educação. O encontro reuniu autoridades, educadores e profissionais para refletir e discutir a trajetória e a evolução da Enfermagem ao longo dos anos.

Mesa-redonda reuniu autoridades e educadores para debater a evolução e a importância da Enfermagem

O evento contou com a participação do secretário municipal de saúde de São Paulo, Dr. Alexandre Rocha dos Santos Padilha, que parabenizou os profissionais e ressaltou a importância da enfermagem no contexto da assistência à saúde. “O profissional de Enfermagem sempre foi e continuará sendo essencial. Com o aumento das doenças crônicas, não cabe mais o papel do agente de saúde como curador, e sim, como cuidador e reorientador sobre o modo de vida das pessoas. Isso muda o paradigma do atendimento de saúde. Se tem um profissional que olha mais para a pessoa, em detrimento da doença, e que preza pelo olhar humanizado, é o de enfermagem”, analisou.

O secretário municipal de saúde de São Paulo, Alexandre Padilha, destacou o papel dos profissionais de Enfermagem na assistência à saúde

A presidente da ABen-SP, Ariadne Fonseca, destacou a atuação da entidade nas conquistas da categoria durante mesa-redonda moderada pela assessora técnica da Atenção Básica do município de São Paulo, enfermeira Marisa Beraldo.

Desafios

Os desafios e as perspectivas da Enfermagem foram temas abordados durante o evento 

A conselheira Maria Cristina Komatsu Braga Massarollo abordou os desafios dos profissionais no exercício da Enfermagem, como a humanização da assistência, o conhecimento da legislação, a organização e elaboração de condições adequadas para o atendimento, a prática da educação permanente, bem como o gerenciamento de conflitos nas relações interpessoais. “O trabalho em equipe permite que mais pontos de vista sejam considerados para a tomada de decisões”, ponderou.

Legislação

O conselheiro Vagner Urias elencou os aspectos legais do exercício da Enfermagem

As mudanças na legislação da assistência à saúde, com ênfase no atendimento de Enfermagem, foram minuciosamente apontadas pelo primeiro-tesoureiro do Coren-SP, Vagner Urias, que detalhou os aspectos jurídicos e legais do exercício da profissão. “Precisamos aprender a questionar as leis, pois muitas não correspondem às necessidades do momento. Mas para reivindicar mudanças é necessário conhecer a legislação e o código que rege o exercício profissional”, frisou. 

O encontro lotou o auditório do Coren-SP Educação, na capital

No período da tarde, foram abordados os desafios da Enfermagem na Atenção Básica, no SAMU, nas autarquias hospitalares e Covisa. A professora Marisa Beraldo falou da necessidade de implementação do prontuário eletrônico e da discussão de falhas ocorridas. “Se escondemos os erros não aprendemos com eles e não resolvemos o problema”, ressaltou.

A enfermeira Lúcia Tobase falou do comportamento do profissional de Enfermagem nas redes sociais

“Ética nas redes sociais” foi o assunto abordado pela enfermeira Lúcia Tobase. Ela falou do cyber ativismo que envolve os movimentos sociais, os movimentos de gênero, as manifestações políticas e estudantis e disse que na rede é necessário cautela. “Existe uma linha muito tênue entre o público e o particular e é preciso ser responsável por aquilo que se posta”, lembrou.

O empreeendedor Roger Koeppl finalizou o encontro com uma palestra motivacional

A importância do papel social  do trabalho foi o mote da palestra do jovem empreendedor Roger Koeppl. Fundador da cooperativa de reciclagem Yougreen, Roger disse que a motivação vem da consciência que temos a respeito da importância do trabalho que executamos. “Se você sabe que fez um bom trabalho, você tem tudo que precisa para se sentir motivado. Não é preciso que ninguém lhe dê parabêns”, garantiu. Ao final, houve uma apresentação surpresa de dança do ventre.