Coren-SP realiza 1.000ª Plenária nesta quinta-feira (2)

O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) viverá um marco em sua história no dia 2 de fevereiro, quando acontece a 1.000ª Plenária da autarquia. As reuniões ocorrem semanalmente e abordam assuntos de interesse da enfermagem no Estado de São Paulo, analisando a atuação dos profissionais para garantir condições adequadas de trabalho e uma assistência de qualidade à população.

A primeira reunião do Plenário do Coren-SP foi realizada em 6 de novembro de 1975, na Escola da Enfermagem da USP, seguindo o artigo 17 da da Lei nº 5.095/1973, que cria o sistema Cofen-Corens. Ele determina que “o Conselho Federal e os Conselhos Regionais deverão reunir-se, pelo menos, uma vez mensalmente”.

Composto por 21 conselheiros, o Plenário é  conduzido pelo (a) presidente e tem caráter deliberativo, analisando os processos éticos encaminhados à autarquia. Também compete ao órgão aprovar o regimento interno e suas alterações, apreciar a proposta orçamentária e questões administrativas, deliberar em nível regional sobre os assuntos de interesse do exercício profissional da enfermagem, entre outras responsabilidades.

A primeira Plenária foi marcada pela eleição dos membros da diretoria do Coren-SP. O processo foi conduzido por meio de voto secreto e direto e elegeu Maria Camargo de Oliveira Falcão como presidente, Victoria Secaf secretária e Maria Mantoanelli tesoureira. As reuniões eram realizadas quinzenalmente, para deliberar sobre temas referentes ao exercício profissional, fiscalização, regulamentação, pareceres técnicos, gestão de recursos, entre outras atividades. A pauta é divida em três momentos: Expediente, Ordem do Dia e Assuntos Gerais.