Coren-SP fiscaliza hospitais de Guarulhos para averiguar desvios de função

O Conselho de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) realizou nesta quarta-feira (15/08) ações fiscalizatórias em duas instituições de saúde de Guarulhos: Hospital Municipal de Urgências (HMU) e Hospital Municipal da Criança e Adolescente  (HMCA). A medida  atendeu denúncias de que os funcionários responsáveis pela limpeza e higienização paralisaram suas atividades pela falta de pagamento e que profissionais de enfermagem assumiram essa atribuição, o que configura desvio de função.

A equipe de fiscalização do Coren-SP responsável pela visita foi integrada pelo Chefe Técnico da Subseção de Guarulhos, Osvaldo D’Andrea e as fiscais Tatiane Berteli e Cíntya do Vale. Representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária da cidade também estavam presentes.

Na ocasião, os representantes do Coren-SP dialogaram com os profissionais e esclareceram aos representantes do governo municipal que as atividades de limpeza não fazem parte das atribuições da enfermagem e que a situação configura desvio de função. O Conselho seguirá acompanhando e fiscalizando as condições de trabalho dos profissionais, visando garantir a segurança dos trabalhadores da categoria e dos usuários dessas instituições.