Coren-SP apresenta o Projeto Qualifica Sepse no Congresso Norte-nordeste de Medicina Intensiva

O Coren-SP marcou presença no 11º Congresso Norte-nordeste de Medicina Intensiva (CONNEMI), realizado em João Pessoa (PB) de 30/5 a 3/6/2017.


Renata Pietro (centro), o conselheiro do CorenPB, Melquiades Ramalho e a enfermeira Mariana Barbosa

A conselheira Renata Pietro foi convidada a palestrar na última quinta-feira (1/6) sobre o Projeto Qualifica Sepse, fruto de uma parceria entre o Coren-SP e o Instituto Latino-americano de Sepse (ILAS).

Renata explicou a importância do enfermeiro saber identificar precocemente e tratar a Sepse. O papel da enfermagem é fundamental no combate à doença que mais mata nas UTIs brasileiras, acima de outras moléstias graves como algumas formas de câncer e o infarto miocárdio.

Atualmente, a taxa de mortalidade por Sepse no Brasil é de 60% – maior do que em países como a Índia e a Argentina –, enquanto a mundial é de 37%. “Precisamos detectar precocemente e iniciar o tratamento o quanto antes. Cada hora de atraso na administração de antibióticos aumenta a mortalidade por sepse em 8%”, alertou.

Mais informações sobre a sepse o sobre o Projeto Qualifica Sepse podem ser obtidas aqui

Manual

O manual “Sepse: um problema de saúde pública”, fruto de uma parceria entre o Coren-SP e o ILAS (Instituto Latino-americano de Sepse) pode ser baixado gratuitamente no site do Coren-SP.

A publicação, voltada aos profissionais de enfermagem, contém explicações detalhadas sobre a doença, sua detecção e seu tratamento, além de apresentar  exemplos de protocolos.