Coren-SP aborda ética e legislação em Araçatuba e Mirandópolis

O primeiro-secretário do Coren-SP, Marcus Vinicius de Lima Oliveira, esteve segunda-feira (9) na Unip Araçatuba, onde conversou com alunos do Pronatec. Na ocasião, falou sobre a importância de conhecerem o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e a legislação que rege a profissão, além da aplicação destas informações, diariamente, na assistência à saúde dos pacientes.

O primeiro-secretário do Coren-SP, Marcus Vinicius de Oliveira, com alunos da escola técnica da Unip Araçatuba

Marcus citou o artigo 5º do Código de Ética, que diz que os profissionais devem:“exercer a profissão com justiça, compromisso, eqüidade, resolutividade, dignidade, competência, responsabilidade, honestidade e lealdade”.

O conselheiro também abordou o respeito à imagem e intimidade dos usuários e clientes, descritos no artigo 19. “Respeitar o pudor, a privacidade e a intimidade do ser humano, em todo seu ciclo vital, inclusive nas situações de morte e pós-morte”, lembrando que este artigo diz respeito à postagem de fotografias de pacientes nas redes sociais. Ao final, falou sobre a importância de prestar uma assistência livre de danos decorrentes de imperícia, imprudência e negligência.

Mirandópolis

Ainda na segunda-feira, no período da tarde, o conselheiro Marcus Vinicius Oliveira participou da abertura da Semana de Enfermagem do Hospital Estadual Dr. Oswaldo Brandi Faria, realizada no Rotary Club de Mirandópolis. Marcus falou sobre a responsabilidade ética no manuseio do prontuário do paciente e na inserção correta das informações sobre a assistência prestada.

Profissionais do hospital estadual de Mirandópolis com o primeiro-secretário do Coren-SP, Marcus Vinicius de Oliveira

A realização do registro de Enfermagem, de forma clara, objetiva e precisa, com letra legível e sem rasuras, foi um dos pontos destacados pelo conselheiro, além da questão do sigilo profissional. Ao final, houve uma sessão de perguntas e respostas, considerada bastante esclarecedora e produtiva pelos participantes.