O serviço de renovação de carteira é liberado 90 dias antes do vencimento do documento e deve ser realizado presencialmente em uma unidade do Coren-SP.
Serviço realizado de forma presencial – agende seu atendimento aqui
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Para requerer a substituição da carteira, o profissional deverá regularizar sua situação cadastral junto ao Coren-SP.
É IMPRESCINDÍVEL A APRESENTAÇÃO DO ORIGINAL E CÓPIA SIMPLES DE TODOS OS DOCUMENTOS ABAIXO RELACIONADOS
1) RG – Registro Geral – documento preferencial para identificação.
- Na impossibilidade de apresentar o RG será analisado documento substitutivo válido (ver data de validade impressa no documento).
- Documentos substitutivos sujeitos à análise: Carteira Nacional de Habilitação, Passaporte, Carteira de Identidade Militar; Carteira de Identidade de Órgãos de Fiscalização Profissional.
ATENÇÃO: Somente serão acatados documentos de identidade em perfeito estado de conservação e que permitam a total identificação do portador (recente).
2) RNE – Registro Nacional de Estrangeiro, para profissionais estrangeiros residentes no Brasil;
3) Certidão de Nascimento ou Casamento – com averbação quando houver (de separação, divórcio, óbito, etc.);
- A apresentação da Certidão é imprescindível nos casos em que houver alteração do nome em relação ao cadastro no Coren-SP, nos casos de divergência entre os nomes constantes dos documentos e nos casos em que o documento de identidade não contiver todos os dados pessoais completos (exemplo: CNH que não contém naturalidade, RG que não contém cidade e estado no campo naturalidade e etc.)
- Em caso de divergência de nome nos documentos, apresentar TODAS as Certidões com as respectivas averbações das alterações de nome ocorridas ou Certidão de Inteiro Teor emitida pelo cartório.
4) Biometria
- Nas unidades próprias do Coren-SP, a coleta de biometria (foto, assinatura e digital) será realizada na própria unidade (somente se houver indisponibilidade do sistema ou impossibilidade do profissional de fornecer todos os dados, poderá ser utilizada foto 3×4 dentro dos padrões de qualidade); nas unidades de atendimento dentro do Poupatempo (com exceção do Poupatempo Mogi da Cruzes), será necessário apresentar foto 3×4 que atenda os padrões de qualidade. Para verificar os padrões de qualidade de fotos 3×4, clique aqui.
Taxa
- Taxa do serviço: Isenta (válida para 2024).
- Taxa de Correios (AR) para envio da carteira (opcional): R$ 17,13 (valor da taxa administrado pelos Correios).
Prazos
- Envio da Carteira de Identidade Profissional do Coren-SP pelos Correios (AR): 45 (quarenta e cinco) dias da data de solicitação em todas as unidades do Coren-SP.
- Retirada da Carteira de Identidade Profissional do Coren-SP (caso o profissional não opte pelo envio da carteira pelos Correios): 45 (quarenta e cinco) dias da data de solicitação em todas as unidades do Coren-SP.
IMPORTANTE
O Coren-SP disponibiliza, através do site, a emissão da Certidão de Cadastro, documento oficial hábil para fazer prova da inscrição até que a Carteira de Identidade Profissional possa ser retirada ou entregue.