Palestra na Unicamp aborda exercício ético da Enfermagem

O Conselho Regional de Enfermagem de Sâo Paulo ministrou uma palestra aos alunos do oitavo semestre do curso de graduação em Enfermagem da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), na última quinta-feira (25/8), sobre a consciência dos profissionais, a identidade profissional e a forma como se processa a Enfermagem. 


Aula foi ministrada pelo primeiro-secretário do Coren-SP a graduandos do oitavo semestre de Enfermagem da Unicamp

O primeiro-secretário da autarquia, Marcus Vinicius de Lima Oliveira apresentou as principais legislações que regem a profissão e falou sobre a importância do conhecimento e de seu uso diário na prestação da assistências aos usuários 

Foi também apresentada aos discentes a Resolução 311/2007, que é o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, iniciando com as definições sobre o termo ética, até o que representa sua efetiva aplicação no dia a dia do profissional de Enfermagem. O código foi analisando pontualmente com exemplos de casos concretos relacionados a diversos temas significativos para o exercício da profissão, abordando ainda a definição de “ocorrência ética”, “imperícia”, “negligência” e “imprudência”, e finalizando com dicas para o exercício profissional seguro.

No final da aula, houve diversas participações de discentes e docentes da universidade que expuseram suas dúvidas como também contribuíram com a discussão sobre aos assuntos apresentados com a apresentação de casos concretos referentes aos assuntos apresentados na palestra.

Os livretos sobre as Principais Legislações para o Exercício da Enfermagem e do Código de Ética podem ser conferidos clicando AQUI.