Fiscalização já percorreu o Vale do Paraíba em 2018

A subseção de São José dos Campos é responsável por fiscalizar toda a região do Vale do Paraíba, no leste do estado. Mais de 20.000 profissionais residem nas 34 cidades abrangidas pela área, com os aspectos mais variados, que vão desde referências na indústria nacional, como São José dos Campos, até outras que contam com uma densidade populacional de apenas 7 habitantes por km², como a histórica São José do Barreiro.

É com esse perfil diversificado que os enfermeiros fiscais da subseção lidam. “Vários municípios contam com unidades rurais, com acesso por estradas não pavimentadas, tortuosas e distantes do centro da cidade”, destaca a chefe técnica da unidade, Roberta Zloccowick de Alcântara. Quase a metade desses municípios está localizada a mais de 100km da unidade, sendo que a mais distante, Bananal, demanda uma viagem de três horas.

Equipe da fiscalização da subseção São José dos Campos: a chefe técnica Roberta Zloccowick de Alcântara (ao centro), entre os fiscais Carlos Costa, Vanda Cruz, Maria Carolina Furtado e Regina Sperandeo

E não são esses os únicos desafios encontrados na rotina da fiscalização da unidade. De janeiro a agosto de 2018, a fiscalização da região já realizou ações em 25 dos 34 municípios, o que corresponde a quase 75% da região.

As frentes de atuação se dividem entre instituições fiscalizadas e aquelas que estão em acompanhamento através de reuniões com a gestão e por convocações de profissionais. “Até agora apuramos também 30 processos administrativos, que partem de denúncias, sindicâncias e solicitações de outros órgãos, como a Vigilância Sanitária, o Ministério do Trabalho e Emprego e o Ministério Público do Trabalho”, destaca Roberta.

As conquistas na subseção de São José dos Campos vão além de medidas administrativas. Neste ano, houve a contratação de mais um fiscal, o que possibilitou o aumento das ações junto aos profissionais. A fiscalização tem atuado diretamente nos diversos desafios que a profissão encontra, como por exemplo a sobrecarga de trabalho devido ao déficit de profissionais.

“Até agora, as oficinas de dimensionamento de pessoal já contaram com mais de 400 participantes. Conseguimos também ter o conhecimento exato do déficit de profissionais nos hospitais, com abordagem dos gestores para a adequação do quadro de pessoal”, comenta Roberta. E assim, com atendimentos para as mais diversas orientações, o Coren-SP se concretiza cada vez como referência para os profissionais de enfermagem e para a sociedade.

Fiscal Carlos Costa durante fiscalização ocorrida na última terça-feira (11/09) na Estratégia de Saúde de Família do Bairro Guedes, em Tremembé