Coren-SP destaca evolução da Enfermagem em evento no Hospital das Clínicas – Coren-SP

Coren-SP destaca evolução da Enfermagem em evento no Hospital das Clínicas

A valorização da Enfermagem e a necessidade de engajamento político e social, para evolução como categoria, foram os pontos centrais do evento promovido pelo Coren-SP, quinta-feira (12) – Dia da Enfermagem – no Instituto de Radiologia (Inrad) do Hospital das Clínicas (HC/FMUSP).

A valorização da categoria e o engajamento político foram pontos ressaltados pela presidente do Coren-SP, Fabíola Mattozinho

A presidente do Coren-SP, Fabíola de Campos Braga Mattozinho, falou que os profissionais precisam reconhecer o valor do trabalho que desempenham. “Temos que refletir sobre o nosso papel. Temos que acreditar que fazemos a diferença na vida das pessoas, do nascimento até a morte. Temos que nos valorizar”, disse.

A presidente do Coren-SP lembrou que a Enfermagem é a maior categoria da saúde:”só no estado de São Paulo somos mais de 460 mil profissionais!”

A importância da Enfermagem no contexto da assistência à saúde também foi destacada pelo médico Massayuki Yamamoto, assistente do Complexo do Hospital das Clínicas, que representou a superintendência, na ocasião. “Os serviços de saúde dependem, essencialmente, da equipe de Enfermagem para que os pacientes tenham o melhor cuidado e assistência. É um trabalho incessante, 24 horas por dia, 7 dias por semana, que só cabe elogiar”, declarou.
Também participaram da cerimônia as enfermeiras Olinda Margarida Varella e Solange Regina Fusco, do Inrad.

Tecnologia

O psicólogo Cristiano Nabuco alertou sobre os malefícios do uso excessivo da internet

Antes da cerimônia oficial, o público foi brindado com a palestra “O uso abusivo da tecnologia (internet e celular) e seus efeitos sobre o comportamento humano”, proferida pelo psicólogo Cristiano Nabuco (IPQ/ FMUSP). Coordenador do Grupo de Dependência Tecnológica do Instituto de Psiquiatria da USP, Nabuco falou do poder viciante da web e das mídias sociais. “O ser e o ter foram substituídos pelo aparentar e as pessoas estão trocando a vida real e as relações humanas por experiências virtuais. Temos que usar a tecnologia com parcimônia”, recomendou.

Desafios

Os desafios e as perspectivas da Enfermagem foram os assuntos abordados pela professora Paulina Kurcgant

A professora Paulina Kurcgant falou dos principais desafios da categoria durante a conferência “Enfermagem: dificuldades e perspectivas”, que foi moderada pelo vice-presidente do Coren-SP, Mauro Antônio Pires Dias da Silva. “Nossos limites no relacionamento profissional devem ser diferentes do pessoal. O tratamento deve ser cordial e as discussões embasadas em conhecimentos técnicos”, recomendou. O vice-presidente Dias da Silva disse, ao final, que o trabalho em equipe é o grande desafio da Enfermagem. “A nossa formação dificulta o trabalhao coletivo porque é centrada na qulificação do indivíduo”, analisou.

Carlos Brunoro falou do trabalho em equipe e da motivação pessoal 

Após um breve intervalo, o público assistiu à palestra motivacional “O trabalho em equipe faz a diferença”, com o consultor de marketing esportivo e ex-atleta,  José Carlos Brunoro, que foi CEO do Palmeiras e co-fundador do Osasco Audax, time finalista do campeonato paulista deste ano. “É importante estar motivado para ser positivo. O potencial motivador está dentro de cada um de nós. Não deixe o dia a dia tirar a motivação de vocês”, alertou.

Ao final, houve apresentação do Coral Jovem Cênico Mackenzie, regido por Claudia Soccio Mussi e acompanhado pela pianista Luciana Manhães.

 

O Coral Jovem Cênico Mackenzie encantou o público e encerrou o evento