A criação de centros especializados no tratamento de feridas na cidade se São Paulo foi proposta pela vereadora Janaína Lima, após reunião com Coren-SP, originando a PL 573/2023. A iniciativa teve a colaboração do Enfermeiro Daniel Rodrigues, conselheiro do Coren-SP, e dos profissionais Dr. Ângelo Batia Neto e Dr. Vlassios Marongos Junior.
A iniciativa visa instituir a política Cicatriza Já, com a criação de Centrais Especializadas no Atendimento de Feridas. Gerenciadas por enfermeiros. Essas centrais podem viabilizar o atendimento adequado de pacientes que necessitam de um acompanhamento contínuo e que em várias ocasiões são negligenciados, resultando em problemas que poderiam ser facilmente solucionados, alguns levando até mesmo a amputações.
O resultado disso, além do próprio problema de saúde pública, é econômico, já que leva o paciente ao afastamento de suas funções e, em último caso, à aposentadoria precoce por invalidez.
Hoje, São Paulo conta com 27 unidades de atendimento aos pacientes que apresentam esse tipo de ferida. Distribuídos em Hospitais Dia, Assistências Médicas Ambulatoriais e Unidades Básicas de Saúde, nos últimos 2 anos, mais de 93.600 pacientes passaram por tratamento em suas dependências. “Mas não é o suficiente e nem se consegue oferecer a atenção necessária para a rápida cura das pessoas”, afirma o conselheiro Daniel Rodrigues.
“O PL sana esse gargalo no sistema de saúde público de São Paulo e ainda prevê que se possam ser firmadas parcerias entre o poder público e organizações da sociedade civil e setor privado para oferecer o serviço”, informa a vereadora Janaína.
Em processo de tramitação na Câmara de São Paulo, caso vire lei, o projeto irá beneficiar o cidadão paulistano e tornar a cidade referência no tratamento de feridas para todas as cidades brasileiras.
Saiba mais