Vereador André Beck, de Catanduva, esclarece críticas em pronunciamento que cita a enfermagem

Após a publicação da nota de esclarecimentos direcionada ao vereador André Beck, o parlamentar entrou em contato com o Coren-SP para esclarecer as críticas que realizou em sessão da Câmara Municipal de Catanduva, e na qual mencionava a atuação dos enfermeiros na coleta de exame Papanicolau. Em nota enviada ao conselho, ele declara:

Ao Coren-SP e Enfermeiro(a)s.

Venho através desta nota consignar que em minha fala efetuada na última terça-feira (15/10), manifestei a dificuldade enfrentada pelas mulheres de nossa cidade para a realização de exames ginecológicos.

Relatei a rotina realizada, citando os profissionais envolvidos no protocolo de atendimento dos postos e unidades de saúde local, narrando a dificuldade existente para encaminhamento aos médicos do PSF e ginecologistas, quando necessário.

Em momento algum questionei a conduta e legalidade dos atos praticados por quaisquer profissionais, sejam eles enfermeiros, médicos ou demais agentes envolvidos no atendimento de saúde da população.

Caso tenha havido alguma fala mal colocada ou mal interpretada, quero neste momento consignar que não houve qualquer intenção nesse sentido, reiterando neste ato, meu respeito e consideração com todos os profissionais da saúde que atuam em nossa cidade e no país.

Conforme se verifica no vídeo em anexo, onde na sessão de ontem (22/10), pude esclarecer os questionamentos formulados por mim, frente à realidade da saúde local.

Deixo claro, que minha crítica sempre foi voltada à rotina local, em virtude da inativação do Centro de Referência da Mulher que funcionava em nossa cidade, que resultou na elevação do tempo de resposta na rede municipal de saúde. As mulheres e profissionais estão sofrendo com a redução da estrutura disponibilizada.

Sou advogado e exerço minha profissão regularmente, tendo sido presidente do Conselho Municipal de Saúde local por quatro anos, onde atuei de forma voluntária. Atualmente também ocupo pela primeira vez o mandato de vereador, onde sempre defendi a observância da legislação e de condições dignas aos profissionais e usuários do serviço público.

Sou grato aos profissionais de saúde que me procuraram narrando as dificuldades enfrentadas diariamente na cidade. Agradeço também àqueles que encaminharam informações com subsídios técnicos, que contribuíram para aquisição de novos conhecimentos. No mais, eventual excesso praticado em algumas poucas publicações foi por mim relevado, já que são fruto da defesa inconteste da categoria, – a qual tem meu respeito -, assim como entendo a revolta existente, frente às dificuldades enfrentadas na atuação na saúde pública do país.

Continuarei defendendo a prestação de serviços de qualidade na Saúde da Mulher em nossa cidade, assim como nas demais áreas de saúde, da mesma forma que o Coren também tem efetuado em âmbito estadual.

Fiquem todos com Deus e recebam minha humilde gratidão e sincero reconhecimento pelo sacerdócio no exercício diário de salvar vidas!

André Beck

Advogado e Vereador

O vídeo no qual o vereador presta os esclarecimentos pode ser conferido a clicando aqui.