Variante Ômicron: Coren-SP faz apelo pela manutenção das medidas sanitárias de prevenção

Diante do anúncio do surgimento da nova variante do SARS-CoV-2, a Ômicron, que possui dezenas de mutações e pode ser ainda mais contagiosa, o Coren-SP alerta a sociedade e as autoridades sobre a necessidade de manutenção das medidas sanitárias de prevenção à Covid-19 no estado de São Paulo e no Brasil.

É fundamental manter o distanciamento social, evitar aglomerações, seguir com os procedimentos de higiene nasal e das mãos, e, principalmente, o uso de máscaras. Nesse contexto, consideramos precipitada a decisão do governo estadual de suspender o uso de máscaras em dezembro, ainda que seja ao ar livre, uma vez que essa medida tende também a induzir uma flexibilização geral de uma prática que evitou a proliferação da doença. Sabemos da expectativa legítima de toda a população em relação às confraternizações de final de ano e Carnaval, porém, novamente, será necessária cautela na definição das regras relacionadas a esses eventos.

O Coren-SP faz um apelo em nome da enfermagem e da sociedade: mantenham a adoção das medidas sanitárias de prevenção e a vacinação, pois são as únicas formas de combatermos a Covid-19 de forma eficaz.

Os profissionais da categoria precisam do comprometimento da população e de medidas acertadas das autoridades neste sentido, sendo que uma nova onda os colocará em risco novamente, por estarem na linha de frente do tratamento da Covid-19 e da vacinação.

Será preciso união, resiliência e novas apostas na ciência para vencer mais essa batalha.