Vacina: em resposta ao Coren-SP, governo informa grupos prioritários e cita disponibilidade limitada

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, respondeu ao ofício protocolado pelo presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, que solicitava o cronograma de vacinação dos profissionais de enfermagem e reforçava a importância desses profissionais constarem como grupo prioritário na campanha de imunização. 

Em sua resposta, a assessora técnica de saúde da Diretoria Técnica do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde reforçou o fato do quantitativo de doses das vacinas Sinovac (Butantan) e Covishield (AstraZeneca/Fiocruz) disponibilizadas ao estado de São Paulo ser limitado. “Considerando a disponibilidade limitada de doses da vacina, foi priorizada, segundo critérios de exposição à infecção e de maiores riscos de agravamento e óbito pela doença. O escalonamento desses grupos populacionais para vacinação se dará conforme disponibilidade de vacinas”, afirmou a assessora em documento endereçado ao Coren-SP. 

Ela ainda esclarece que a enfermagem é grupo prioritário e receberá a vacina de acordo com a seguinte programação: 

  • Trabalhadores das Instituições de Longa Permanência de Idosos e Residências Inclusivas (Serviço de Acolhimento Institucional em Residência Inclusiva para jovens e adultos com deficiência) 
  • Trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados, tanto da urgência quanto da atenção básica, envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de Covid-19
  • Demais trabalhadores da saúde 

De acordo com o presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, o conselho seguirá acompanhando esse cronograma, para assegurar que a enfermagem seja priorizada. “Vamos manter diálogo permanente com o Governo do Estado para que sejamos informados das datas em que cada um desses grupos será vacinado, de acordo com a chegada de novos lotes dos imunizantes”, afirmou. 

O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, no dia em que protocolou o ofício à Secretaria Estadual de Saúde

Resposta ao ofício protocolado pelo presidente do Coren-SP. Clique na imagem para acessar

 

O ofício enviado ao Coren-SP ainda ressalta que todos os trabalhadores da saúde serão vacinados, entretanto, a ampliação desse público dentro da campanha de imunização será gradativa, conforme a disponibilidade de vacinas.

A Secretaria Estadual ainda ressalta que os municípios são os responsáveis pelo planejamento e distribuição da vacina dentro desses grupos prioritários definidos pelo estado.

Leia aqui a íntegra da resposta da Secretaria Estadual de Saúde ao Coren-SP.