Urgente: Abenti e Ieti fazem campanha de arrecadação de insumos para o Amazonas

Devido à gravidade da crise sanitária causada pela pandemia da Covid-19 no estado do Amazonas, a Abenti (Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva) e o Ieti (Instituto de Enfermagem em Terapia Intensiva do Amazonas) iniciaram uma campanha de arrecadação de materiais e insumos para ajudar o estado a enfrentar esse momento delicado.

As associações estão convidando empresas e pessoas físicas a ajudarem com doações. “Trabalhamos nessas unidades de terapia intensiva há 20 anos e nunca passamos por situação similar. Estamos sem materiais, sem EPIs e insumos hospitalares também reduzidos. Se a população puder nos ajudar enviando doações no endereço especificado , agradecemos muito”, pede a enfermeira Suzany Teixeira da Silva, presidente do Ieti, entidade composta por cerca de 300 enfermeiros intensivistas que atuam em 40 unidades de saúde pública de Manaus.

Vale destacar que as doações devem ser de equipamentos e insumos e não de dinheiro. “Solicito que não enviem dinheiro, pois nós precisamos do equipamento”, frisa Suzany.

O presidente da Abenti, Renan Martins Ribeiro, destacou a importância da ação: “A Abenti, como uma sociedade com papel social também, vem alertar a população para que sejam mobilizadas forças e criadas estratégias que possam ajudar. A ideia é alcançar a sociedade inteira, empresas, empresários, profissionais de saúde para que possamos fazer uma grande rede e, juntos, possamos ajudar”, disse.

A lista de equipamentos e insumos que o IETI está pedindo é:

– Máscara N95 ou PFF2
– Protetor Facial
– Avental manga longa descartável
– Máscara com reservatório
– Circuito de VM
– “Ambu”
– Máscara para VNI
– Luva estéril
– Luva de procedimento
– Sistema fechado de aspiração
– Óculos de proteção