UPA Barão de Mauá e Hospital Municipal de Itapira recebem máscaras do Coren-SP

Mais duas unidades de saúde públicas que tratam de pacientes com Covid-19 receberam máscaras, distribuídas pelo Coren-SP. Os equipamentos foram enviados pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Ao todo são 8.800 máscaras que estão sendo doadas a unidades com baixa disponibilidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Com isso, o Coren-SP busca contribuir para que a assistência de enfermagem durante a pandemia da Covid-19 seja realizada de maneira mais segura.

É importante ressaltar que a distribuição das máscaras segue critérios estabelecidos pela Comissão de Gestão de Crise Covid-19 do Coren-SP. As instituições beneficiadas foram escolhidas a partir de denúncias recebidas e são unidades públicas com atendimento referenciado de Covid-19, com foco em UTIs e Pronto Socorro. A doação é feita após a fiscalização do Coren-SP constatar falta de EPIs. Seguindo essa linha, na última sexta-feira, 22/5, mais duas unidades de saúde receberam as máscaras.

UPA Barão de Mauá

A fiscal Sílvia Wada entregou os EPIs na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Barão de Mauá, no município de Mauá, na grande São Paulo, após fazer a fiscalização do fluxo de atendimento a pacientes com Covid-19 na unidade. Quem recebeu os EPIs foi a enfermeira Responsável Técnica (RT) pela UPA, Viviane de Jesus Santos.

Hospital Municipal de Itapira

A outra entrega foi realizada no dia 22/5, na região de Campinas. A fiscal Silvéria de Sá Braz inspecionou o Hospital Municipal de Itapira e no fim da ação fez a doação das máscaras.

Atendimento aos profissionais de enfermagem

As fiscais do Coren-SP estão realizando as inspeções nas instituições de saúde, com o foco voltado para a disponibilidade de EPIs. Também há fiscais atendendo as dúvidas dos profissionais via chat. Entre os dias 24/3 e 18/5, foram realizados mais de 16 mil atendimentos. Além do chat, que é uma ferramenta complementar às ações presenciais, a fiscalização do Coren-SP tem atuado em outras frentes por meio das ferramentas digitais. Todos os serviços são conduzidos por fiscais prontos a responder questionamentos sobre questões técnicas.

Confira as ações em números:

16.130 atendimentos pelo chat sobre o Novo Coronavírus.

1.115 inspeções.

1.800 atendimentos da Ouvidoria.

1.408 atendimentos do Fale Conosco.

568 levantamentos situacionais de risco na assistência de enfermagem.