Unidades de saúde na linha de frente contra a Covid-19 em Presidente Prudente, Adamantina e Lucélia são fiscalizadas pelo Coren-SP

O Coren-SP segue com as fiscalizações à unidades de saúde que atendem pacientes de Covid-19, focando seu trabalho no apoio aos profissionais que estão na linha de frente do atendimento à doença e aos responsáveis técnicos. As inspeções visam avaliar o fluxo desse atendimento, assim como a disponibilidade e a correta utilização dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) pela equipe de enfermagem.

Caso sejam constatadas irregularidades e condições que coloquem em risco a segurança da assistência e também dos trabalhadores, o Coren-SP prossegue com a notificação e, quando necessário, formaliza denúncia no Ministério Público do Trabalho.

Centro de Triagem da Covid-19 de Presidente Prudente

Nesta quarta-feira (10/6), as fiscais da subseção de Presidente Prudente inspecionaram o Centro de Triagem de Covid-19 do município e a Unidade Básica de Saúde (UBS) II Vila Real.

No Centro de Triagem, a fiscal Regina Rabelo vistoriou o fluxo de atendimento a pacientes e suspeitos de contágio com o Novo Coronavírus. Além disso, ela esteve atenta em relação à disponibilidade e utilização de EPIs pelos membros da equipe de enfermagem da unidade. 

UBS II Vila Real, Presidente Prudente

Já na UBS II Vila Real, a responsável pela vistoria foi a fiscal Ana Cristina Andrade. Ela conversou com profissionais de enfermagem da unidade, além de ter checado o plano de contingência à Covid-19. 

“Eu considero esse tipo de fiscalização como um acolhimento, segurança e amparo ao exercício de enfermagem”, disse a enfermeira Responsável Técnica (RT) da UBS II Vila Real, Lucimeire.

Na sexta-feira (12/6), as fiscais vistoriaram a assistência de enfermagem frente ao Novo Coronavírus em duas Santas Casas da região. 

Santa Casa de Adamantina

Regina fiscalizou a Santa Casa de Adamantina e Ana Cristina inspecionou a Santa Casa de Lucélia. Em ambos os locais elas percorreram todo o trajeto feito pelos pacientes, desde a triagem, até a alta, incluindo as unidades de internação de UTIs. 

Santa Casa de Lucélia

Atendimento aos profissionais de enfermagem

Os fiscais do Coren-SP estão realizando as inspeções nas instituições de saúde, com o foco voltado para a disponibilidade de EPIs. Também há fiscais atendendo as dúvidas dos profissionais via chat. Entre os dias 24/3 e 9/6, foram realizados mais de 17 mil atendimentos.

Além do chat, que é uma ferramenta complementar às ações presenciais, a fiscalização do Coren-SP tem atuado em outras frentes por meio das ferramentas digitais. Todos os serviços são conduzidos por fiscais prontos a responder questionamentos sobre questões técnicas.

Confira as ações em números: 

19.248 atendimentos pelo chat sobre o Novo Coronavírus.
2.436 inspeções.
1.913 atendimentos da Ouvidoria.
1.820 atendimentos do Fale Conosco.