Unidades de saúde do Litoral Sul e do Vale do Paraíba recebem doação de máscaras do Coren-SP

O Coren-SP continua trabalhando em prol da segurança dos profissionais de enfermagem durante a pandemia da Covid-19. Além de inspecionar as instituições de saúde, para verificar os Planos de Contingência e a disponibilidade de EPIs, os fiscais estão distribuição máscaras PFF2 em unidades de saúde públicas e filantrópicas. No total, são 22.800 máscaras que foram doadas pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

A distribuição segue critérios estabelecidos pela Comissão de Gestão de Crise Covid-19 do Coren-SP. Contemplando todas as regiões do estado de São Paulo, a ação beneficiou Hospital Regional de Registro, onde a chefe-técnica da subseção de Santos do Coren-SP, Luciana Oliveira, realizou a entrega.

Hospital Regional de Registro

A enfermeira Responsável Técnica (RT) pela unidade, Roselene Santos, agradeceu ao conselho pela doação: “Achei de suma importância essa ação. O órgão que nos rege mostrou estar sempre de prontidão nas ações em apoiar, demonstrar sua preocupação, colaboração e proteção ao profissional de enfermagem. Gratidão!”, disse.

Depois, Luciana foi à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, onde também também entregou EPIs.

UPA de Itanhaém

O Pronto Atendimento (PA) de Miracatu, cidade também localizado na região do litoral sul, recebeu sua doação de máscaras PFF2 das mãos da fiscal Gisele Blasius, que trabalha na subseção de Santos.

PA de Miracatu

Ainda na quinta-feira (18/6), Gisele representou o Coren-SP na doação de EPIs ao Hospital Santo Antônio, na cidade de Juquiá.  Em seguida,  entregou EPIs à enfermagem da UPA Peruíbe.

Hospital Santo Antônio, Juquiá

Os profissionais de enfermagem que atuam no PA Parque das Bandeiras, em São Vicente, também foram contemplados.

PA Parque das Bandeiras, em São Vicente

Em São José dos Campos, o Coren-SP entregou EPIs à UPA Eugênio de Melo. Quem representou o conselho foi a fiscal Vanda Cruz.

UPA Eugênio de Melo

Para fechar as ações de doação de EPIs no dia 18/6, a fiscal Teresa Milani, que trabalha na subseção de Campinas, entregou máscaras ao Hospital de Clínicas da Unicamp.

Hospital de Clínicas da Unicamp

Já  sexta-feira (19/6), as ações de doação de EPIs foram no Hospital São Francisco, em Jacareí, pela chefe-técnica da subseção de São José dos Campos, Roberta Alcântara e pela fiscal Vanda Cruz.

Hospital São Francisco, Jacareí

A enfermeira RT pelo Hospital São Francisco, Gabriele Valias, considerou a entrega das máscaras durante a pandemia um ato de parceria entre o Coren-SP e o hospital: “Foi um momento importante de apoio aos profissionais de enfermagem, que se sentiram acolhidos e amparados. Neste momento, pode ser constatada toda a preocupação da instituição com a segurança de todos os profissionais. A parceria com o Coren-SP tem sido muito importante neste momento de pandemia”, afirmou.

Já o fiscal Carlos Eduardo da Costa, que também atua na subseção de São José dos Campos, realizou a entrega  de máscaras PFF2 aos profissionais de enfermagem do PA de Taubaté.

PA de Taubaté

Atendimento aos profissionais de enfermagem

Os fiscais do Coren-SP estão realizando as inspeções nas instituições de saúde, com o foco voltado para a disponibilidade de EPIs. Também há fiscais atendendo as dúvidas dos profissionais via chat. Entre os dias 24/3 e 19/6, foram realizados mais de 19.713 atendimentos.

Além do chat, que é uma ferramenta complementar às ações presenciais, a fiscalização do Coren-SP tem atuado em outras frentes por meio das ferramentas digitais. Todos os serviços são conduzidos por fiscais prontos a responder questionamentos sobre questões técnicas.

Confira as ações em números:

19.713 atendimentos pelo chat sobre o Novo Coronavírus.

3.217 inspeções.

1.968 atendimentos da Ouvidoria.

2.032 atendimentos do Fale Conosco.