Teatro Municipal de Marília recebe evento da Semana da Enfermagem 2018 do Coren-SP

Pela primeira vez na história, o Teatro Municipal Waldir Silveira de Mello, em Marília, recebeu um evento ligado à enfermagem. Na última segunda-feira (21/5), o teatro sediou o evento da Semana da Enfermagem 2018 do Coren-SP.

A presidente do Coren-SP, Renata Pietro, que é formada em Marília, pela Faculdade de Medicina de Marília (Famema), fez a palestra de abertura, com o tema “Enfermagem – uma voz para liderar”.

“É uma enorme satisfação estar aqui, na cidade onde me formei”, disse Renata, em sua fala de abertura. Ao longo da palestra, ela traçou um panorama histórico da enfermagem, sobretudo no que diz respeito à busca e à conquista da valorização, desde a época de Florence Nightingale até os dias de hoje.

Ao longo da exposição, Renata falou sobre intervenções simples que reduzem os riscos ao paciente. “Protocolos de cuidados na inserção de cateter central reduzem em 92% as chances de infecção. Ter um time de resposta rápida na sala de emergências reduz em 15% as chances de eventos associados a paradas. Protocolos sobre pacientes com ventilação mecânica diminuem em 63% as chances de pneumonia associada à ventilação”, exemplificou.

Além da palestra de Renata, o público que compareceu no evento de Marília teve a oportunidade de prestigiar falas sobre outros temas, como relatos de caso sobre a implantação da SAE no Hospital de Clínicas de Marília e a arte da humanização na UTI do Hospital Materno Infantil. Também houve palestras sobre monitorização hemodinâmica e paliativismo.

 

 

 

Semana da Enfermagem 2018

O Coren-SP realiza a Semana da Enfermagem 2018 com o tema “Enfermagem: Uma voz para liderar a saúde”. O objetivo é incentivar o estudo, a reflexão e o debate da qualificação dos profissionais de enfermagem e sua inserção no contexto regional de atendimento em saúde. As atividades são gratuitas, abertas aos profissionais e estudantes da área e ocorrem em todo mês de maio nas diversas cidades do estado.

Ainda da tempo de se inscrever! Clique aqui.