Semana da Enfermagem: segurança do paciente e assédio moral são debatidos em São Caetano do Sul

O primeiro dia da Semana da Enfermagem 2017, 9 de maio, teve eventos em São Caetano do Sul e Guarulhos, com palestras e atrações culturais. O tema nacional da campanha é “Enfermagem na Linha de Frente Transformando o Cuidado”. Segundo esse Lema, o Coren-SP lançou a campanha “Enfermagem Faz Parte da Vida”, para mostrar à sociedade a importância dos profissionais da categoria em todos momentos, desde o nascimento.


Evento em São Caetano do Sul abriu a Semana da Enfermagem 2017 do Coren-SP

Em São Caetano do Sul, cidade do ABC paulista, as atividades foram realizadas no Hospital Infantil Márcia Braido. Os profissionais e estudantes de enfermagem presentes acompanharam palestras sobre segurança do paciente, assédio moral e algumas atrações musicais. “Que este mês seja um momento de reflexão, pois precisamos nos conscientizar sobre a nossa importância política”, refletiu o conselheiro Luciano Rodrigues durante a mesa de abertura, que também contou com a participação do primeiro-secretário do Coren-SP, Marcus Vinicius de Lima Oliveira; da secretária municipal de saúde de São Caetano do Sul, Regina Maura Zetona Grespan; do diretor técnico do Complexo Hospitalar de São Caetano do Sul, Paulo Cesar Sartori, e do diretor clínico Eustáquio Antunes de Palma; da diretora de enfermagem de São Caetano do Sul, Andrea Feliz Modollo; e da chefe-técnica da subseção do Coren-SP de Santo André, Sheila Tetamanti.


O primeiro-secretário do Coren-SP, Marcus Vinicius de Oliveira, falou sobre assédio moral e desagravo público

O primeiro-secretário do Coren-SP ministrou uma palestra sobre um tema de grande relevância no cotidiano da enfermagem: assédio moral e desagravo público. Entre suas colocações, destacou a necessidade de se manter boas relações no ambiente de trabalho, principalmente quando se trata de uma profissão em que o trabalho em equipe é uma necessidade e faz parte do cotidiano. “Porque tenho compromisso só com aquele de quem cuido, mas não tenho compromisso com aquele com quem trabalho?”, perguntou.


O conselheiro Luciano André Rodrigues motivou a enfermagem a refletir sobre sua importância como categoria profissional

Marcus Vinicius explicou os efeitos que o assédio moral pode causar tanto no desempenho profissional, quanto na saúde do trabalhador. “Temos muitos colegas de trabalho afetados pela sintomatologia relacionada ao assédio moral. A síndrome de burnout é um exemplo disso”.

Após a palestra de abertura, profissionais de saúde apresentaram dois números musicais: uma serenata e a apresentação da música “Sozinho”, do compositor Peninha.


Profissionais e estudantes lotaram o evento

A segunda parte do evento de São Caetano foi dedicada à segurança do paciente. A enfermeira Tatiana Kazumi Yassuhara Kagaochi explicou de forma detalhada a estrutura organizacional da Rede Brasileira de Enfermagem em Segurança do Paciente (Rebraensp).


Apresentações culturais: serenata e outras músicas ao vivo

Falando sobre eventos adversos e erros de enfermagem, ela destacou os quatro tipos de causas que contribuem para erros: humanas, como quaisquer problemas pessoais que o profissional de saúde esteja enfrentando; sistêmicas, como falta de equipamentos e de insumos na unidade de saúde; e externas, como interferências no processo de trabalho e causas relacionadas ao paciente.


A enfermeira Tatiana Kazumi Yassuhara Kagaochi explicou o funcionamento da Rebraensp

Já a enfermeira Rosali Monteiro da Silva fez uma apresentação sobre a prevenção de úlceras por pressão (UPPs) e comentou estratégias de tratamento para esse tipo de lesão. “A maioria dos casos de UPP pode ser evitada por meio da identificação dos pacientes em risco e da implantação de medidas de prevenção”, explicou.


A enfermeira Rosali Monteiro da Silva falou sobre a prevenção de úlcera por pressão

Semana da Enfermagem 2017

As atividades em comemoração à Semana da Enfermagem 2017 do Coren-SP seguem durante todo o mês de maio, com palestras e eventos em todas as regiões do estado, com inscrição gratuita para os profissionais de enfermagem com registro ativo no Conselho.

Saiba mais e garanta sua vaga clicando aqui.