Semana da Enfermagem: evento em São Paulo tem palestras sobre empoderamento e autoconhecimento

O evento da Semana da Enfermagem 2018 do Coren-SP na capital foi realizado durante todo o dia 10/5, sexta-feira, no auditório do Centro de Integralidade do IAMSPE – Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo, com uma programação que mesclou a academia, a prática assistencial e o autoconhecimento.

Mesa de abertura do evento

A anfitriã Renata Pietro, presidente do Coren-SP, dividiu a mesa de abertura com o conselheiro federal Luciano Silva, a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem, seção São Paulo (ABEn-SP), Conceição Ohara e a gerente de enfermagem do IAMSPE, Amanda Ornela Carvalho.

O conselheiro Federal, Luciano Silva

“O grande momento nosso é o de pensarmos na unidade, união e liderança. Não podemos nos calar quando trabalhamos em situação precária, de sucateamento do SUS. Só mudaremos o cenário quando tivermos unidade entre nós”, frisou Renata em sua fala, que aproveitou para também dar as boas vindas ao público, desejando a todos um proveitoso evento.

Necessidade de liderança e engajamento também foram a tônica da fala do representante do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Luciano Silva, que também parabenizou a atual gestão do Coren-SP em sua fala. “Temos que protagonizar, liderar e, ouso dizer, sermos corporativistas no bom sentido do termo. Temos que participar da Aben, dos sindicatos e dos Corens, porque ficar sentado atrás de um computador apenas criticando não nos levará a lugar nenhum”, disse.

Com as saudações de Conceição Ohara e Amanda Ornela Carvalho, o evento começou, com a palestra da presidente do Coren-SP, que falou sobre o tema central da Semana da Enfermagem 2018: “Enfermagem – Uma Voz para Liderar: A Saúde é um Direito Humano”.

Renata Pietro fez a primeira palestra do dia

Antes da palestra, Renata mostrou vídeos de celebridades como o ator Tony Tornado e o cabeleireiro Marco Antônio Di Biaggi parabenizando a enfermagem, e fez o lançamento oficial do vídeo da campanha de 2018 do Coren-SP para a Semana da Enfermagem, valorizando os profissionais.

Em sua palestra, Renata traçou um panorama geral da enfermagem, desde o passado até a atualidade, e então destacou as características que o profissional contemporâneo desenvolve para que possa assumir seu papel de direito dentro do sistema de saúde: o de líder e inovador. Uma dessas competências é a comunicação, buscando a diminuição dos conflitos:  “quando a equipe está bem treinada, conseguimos resolver a maior parte dos casos de conflito. Para isso, precisamos melhorar a nossa comunicação, pois a maior prevalência de conflitos envolve o relacionamento entre a equipe”, disse Renata.

A conselheira e professora Paulina Kurcgant falou sobre o empoderamento da enfermagem

Na sequência, a conselheira Paulina Kurcgant falou sobre o “Empoderamento da Enfermagem”. De acordo com Paulina, que é professora na Escola de Enfermagem da USP, a atualização do profissional é uma de suas ferramentas de empoderamento. “O profissional que não detém conhecimento suficiente está fora do mercado. O autodesenvolvimento é essencial e temos que exigir das instituições possibilidades para o desenvolvimento e nos lembrar que a responsabilidade desse desenvolvimento é de cada um de nós. Esperar que alguém faça isso, como num paternalismo, é algo que devemos esquecer”, enfatizou Paulina.

Talk-show animou o período da tarde

No período da tarde, foram realizadas duas atividades diferentes. A primeira delas foi um talk-show de especialidades de enfermagem, em uma mesa moderada pela conselheira Tânia Barison e que teve a participação das profissionais Maria Inês Puccia, Maria do Perpétuo Socorro de Sousa Nóbrega, Miriam Petengyl, Ana Paula Guarnieri, Suely de Noronha  Kaiser e Carmencita Ignatti.

A conselheira Érica Chagas abordou o autoconhecimento

O encerramento do evento foi feito pela conselheira Érica Chagas, com uma palestra sobre autoconhecimento para profissionais de enfermagem. Érica, que também é coach, utilizou a ferramenta “Roda da Vida”, para que os participantes se autoavaliassem e detectassem as áreas de suas vidas que necessitam de maior atenção, como “amor”, “saúde” ou “vida profissional”, por exemplo.

Semana da Enfermagem 2018

O Coren-SP realiza a Semana da Enfermagem 2018 com o tema “Enfermagem: Uma voz para liderar a saúde”. O objetivo é incentivar o estudo, a reflexão e o debate da qualificação dos profissionais de enfermagem e sua inserção no contexto regional de atendimento em saúde. As atividades são gratuitas, abertas aos profissionais e estudantes da área e ocorrem em todo mês de maio nas diversas cidades do estado.

Confira a lista de atividades e faça sua inscrição aqui.