Semana da Enfermagem 2023: eventos em Sorocaba, Osasco e Votorantim encerram o ciclo de comemorações

A Semana da Enfermagem do Coren-SP e da ABEn-SP encerrou-se com três grandes eventos realizados em Sorocaba, Osasco e Votorantim.

No dia 25/5, quinta-feira, a PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Sorocaba sediou o evento, que contou com a participação dos conselheiros Vanessa Morrone e Marcus Vinícius de Oliveira.

A conselheira Vanessa Morrone no evento de Sorocaba

O evento contou com uma bela Cerimônia da Lâmpada da Enfermagem em sua abertura, além de palestras e de uma apresentação musical com o enfermeiro e músico Serge Tshiwaka.

No dia 29/5, segunda-feira, o evento foi em Osasco, no auditório do Hospital Regional e contou com a participação dos conselheiros Andrea Cotait, Maria Madalena Januário Leite e Djalma Rodrigues. O secretário municipal de saúde, Fernando Machado de Oliveira, foi um dos participantes na mesa de abertura.

O evento de Osasco foi o penúltimo da Semana da Enfermagem 2023

O secretário de saúde aproveitou a ocasião para agradecer os profissionais de enfermagem pelo trabalho exemplar durante a pandemia da Covid-19: “E Osasco foram ceifadas milhares de vidas, sendo muitas delas de profissionais de saúde. Façamos um momento de silêncio para as vítimas e uma salva de palmas para vocês, profissionais da saúde e parabéns a vocês”, parabenizou.

A primeira palestra da programação foi “Inteligência Emocional como Estratégia de Vida”, ministrada pela enfermeira e coach Carol Basílio. Entre outras reflexões, ela trouxe o fato de nossos comportamentos serem sempre reflexo do nosso passado: “Por meio de cada atitude sua, você conta um trecho da sua história. O que as pessoas fazem está atrelado às experiências de vida dela”, afirmou. Carol explicou que é possível a pessoa passar a ter mais autoconhecimento e ir se livrando dos comportamentos automáticos baseados em seu passado.

A segunda palestra, que encerrou o evento, foi ministrada pela conselheira Maria Madalena Januário. A conselheira falou sobre o tema central da Semana da Enfermagem 2023: “Enfermagem – uma força para a saúde”.

Um dos assuntos destacados por Madalena foi a necessidade de uma maior valorização profissional de enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem: “A valorização começa com o próprio profissional. Para termos valorização na sociedade, temos que em primeiro lugar nos respeitar. As bases da nossa valorização começa com a valorização, por nós, dos nossos colegas”.

O conselheiro Sérgio Cleto foi um dos participantes do evento em Votorantim

Em Votorantim, as comemorações da Semana da Enfermagem 2023 do Coren-SP e da ABEn-SP foram no Sesi e contaram com a presença dos conselheiros Sérgio Cleto e Cláudia Satiko.

O evento contou com diversas palestras, como Inteligência Emocional e a palestra com o tema central: “Enfermagem – uma força para a saúde”.

Galerias de imagens

Saiba mais