Saúde corporal: três exercícios funcionais para a prática do autocuidado

Quando temos uma relação saudável com nós mesmos, nos sentimos aptos e motivados a cuidar do outro. A saúde corporal é o maior bem aos profissionais da saúde, uma vez que o corpo é o instrumento de trabalho. Praticar exercícios regularmente promove benefícios inegáveis : melhora a autoestima, favorece o controle na tensão arterial, do perfil lipídico e das glicemias, melhora o sono, previne a osteoporose, favorece a redução de peso, diminui a ansiedade, os sintomas depressivos, fortalece a musculatura, melhora a postura e alivia as dores, entre outros benefícios. Descrevemos abaixo alguns exercícios que podem promover melhora das condições funcionais do corpo.

 Exercício 1 – Benefícios:  alonga os músculos do tronco, alivia a pressão dos discos intervertebrais, alivia as dores lombares

Orientação para execução: o dorso das mãos deve estar apoiado no solo, cabeça em posição anatômica, pelve neutra.

Posicionamento inicial: decúbito dorsal, joelhos flexionados, ombros em flexão. Posicionar as mãos atrás da cabeça.

 Realização: inspirar lentamente e realizar a retroversão da pelve, expirando. Voltar à posição inicial e repetir a sequência por 10 vezes.

 

 Exercício 2 – Benefícios: mobilidade dos ombros e alívio das tensões das costas

Orientações para a execução: a cabeça deve ficar inclinada do lado oposto ao ombro que realiza o exercício. A mão deve ficar fixa sob a ponte lombar.

Posicionamento inicial: decúbito dorsal, cotovelo direito flexionado, palma da mão no solo sob a ponte lombar, cotovelo esquerdo estendido, dorso da mão apoiada no solo.

Realização: elevar o ombro, fazer a rotação externa e a depressão. Associar com a respiração. Elevar, inspirar, rotação e depressão e expirar. Repetir esta movimentação de 1 a 2 minutos. Alternar o lado.

  Exercício 3 – Benefícios:  mobilidade de escápulas e costelas. Relaxa e alonga as musculaturas

Orientações para a execução: na realização da circundução do ombro, não inclinar o tronco para trás. A cabeça deve estar apoiada para manter o nivelamento com o tronco.

Posicionamento inicial: decúbito lateral, ombro em semi-flexão.

Realização: realizar a circundução do ombro lentamente. O movimento deve ser o mais próximo de 360°. Repetir o exercício de cinco a seis vezes e alternar o lado.