Santos e Araçatuba sediam eventos da Semana da Enfermagem 2019 do Coren-SP

Nos dias 14/a5 e 15/5, foi a vez de Santos e Araçatuba receberem seus eventos oficiais da Semana da Enfermagem 2019 do Coren-SP.

A conselheira Ivete Trotti na mesa de abertura do evento em Santos. Após a abertura oficial, ela fez a palestra sobre o tema central da Semana da Enfermagem 2019

Em Santos, um grande evento realizado no Centro Cultural Patrícia Galvão contou com palestras e debates sobre atualidades do ensino e do trabalho em enfermagem.

A mesa de abertura do evento, realizada na noite de terça-feira (14/5), contou com a participação do Secretário Municipal de Saúde, Fábio Ferraz, dos conselheiros Ivete Trotti e Marcos Fernandes, de Elisabete Rosa Domingues, responsável pela divisão de enfermagem de Praia Grande, e o vereador Rui de Rosis, representando a Câmara Municipal.

Além de Ivete Trotti e Marcos Fernandes, o evento de Santos contou com a participação dos conselheiros Érica Chagas, Tânia Barison e Gilmar Lima.

Mesa-redonda “A Integralidade do Cuidado”

A palestra de abertura foi feita pela conselheira Ivete Trotti, que falou sobre o tema central da Semana: “Enfermagem: uma voz para liderar – saúde para todos”.

Uma novidade desse primeiro dia de evento em Santos foi a apresentação teatral “Educação e Qualidade na Segurança do Paciente META 4 ‘Cirurgia Segura’”, feita pela equipe de Enfermagem do Hospital Regional Jorge Rossmann.

A parte principal da programação científica do evento foi realizada na quarta-feira (15/5), durante todo o dia.

Às 9h, a mesa-redonda “Integralidade do Cuidado” ocupou as discussões.

A enfermeira Barbara Gomes Quaresma, coordenadora do curso de enfermagem da Escola Técnica Adélia falou sobre os aspectos do trabalho dos técnicos de enfermagem.

Já Larissa Kolzloff Naves, professora na Universidade São Judas, focou o contato entre profissionais de saúde e pacientes. Ela explicou que o profissional tem o dever de se comunicar de forma clara e precisa com a população ao passar orientações, e que muitas vezes a má comunicação resulta em falhas nos tratamentos de saúde.

Mesa-redonda “A Formação permanente do profissional de Enfermagem”

“É importante evitar os termos técnicos. Falar ‘osso quebrado’ ao invés de ‘fratura’. ‘Pela boca’ ao invés de ‘via oral’ e ‘o que você come’ ao invés de ‘dieta’, disse.

A enfermeira Vilma Teresinha Marcondes, da Casa de Saúde de Santos, moderou a mesa-redonda.

O público presente no Centro Cultural Patrícia Galvão participou de uma foto coletiva da campanha Nursing Now

Em seguida, a mesa-redonda “Formação permanente do profissional de enfermagem” fechou a programação da parte da manhã.

Moderada pela professora Elaine Cristina dos Santos Giovanini, a mesa abordou a educação de profissionais e graduandos.

A professor Anselmo Amaro dos Santos, coordenador do curso de enfermagem da UNIP (Universidade Paulista) de Santos, falou sobre aspectos do aprendizado dos alunos.

Enfermeiros do SAMU de Santos falaram e fizeram apresentação sobre Incidentes com Múltiplas Vítimas

Ele tratou de desfazer uma antiga concepção errônea sobre o ensino, afirmando que os alunos têm parte ativa em seu próprio processo de aprendizado. “A responsabilidade pelo aprendizado é tanto do aluno quanto do professor. Não podemos tirar essa responsabilidade do aluno”, afirmou.

O professor José Isaías Costa Lima, da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), e enfermeiro na Secretaria Municipal de Saúde de Praia Grande, fechou a mesa-redonda falando sobre metodologias ativas de ensino nas quais o aluno toma parte em seu próprio aprendizado.

“Nossa missão como professores deve ser que nosso processo de ensino tenha significado na vida de cada um dos meus alunos. Por isso conheço cada um deles pelo nome. Professor que não conhece os alunos não faz cicatriz nas vidas deles”.

A moderadora, Elaine Giovanini, mostrou aprovação à utilização da metodologia ativa no ensino: “Os métodos ativos, acima de tudo, preparam o aluno para trabalhar em equipe”, frisou.

O período da tarde iniciou com uma discussão bastante atual e importantíssima, na mesa-redonda “Prevenção de Suicídio”.

Moderada por Deisy Herculano dos Santos, que atua no Pólo de Atenção Intensiva à Saúde Mental da Baixada Santista (PAI Baixada Santista), a mesa contou com a palestra “Alternativas humanizadas no atendimento à ideação suicida”, com representantes do Centro de Valorização à Vida (CVV).

A mesa-redonda “Liderança Positiva” teve consonância com o tema central da Semana da Enfermagem 2019, cujo enfoque é a liderança que os profissionais de enfermagem exercem no sentido da democratização da saúde.

A moderadora Isabel Maria Soeiro, gerente de enfermagem da Associação Hospitalar Casa de Saúde de Santos, teve a oportunidade de liderar uma mesa que também contou com José Luiz dos Santos Junior, enfermeiro do trabalho na Petrobrás, que falou sobre “O impacto da liderança positiva na equipe de enfermagem” e Thalita Ruiz Lemos da Rocha, gerente de enfermagem do Hospital Regional Jorge Rossmann, que fez um relato de experiência sobre o tema “Criando um ambiente motivacional”.

O evento no Centro Cultural Patrícia Galvão foi encerrado com a mesa-redonda “Atendimento pré-hospitalar”, que tratou da atuação da enfermagem em IMV – Incidente com Múltiplas Vítimas.

A rodada teve como palestrantes os enfermeiros intervencionistas do SAMU de Santos Reinaldo Coelho Medeiros Júnior e Washington Miranda da Cruz.

 Araçatuba

Em Araçatuba, o evento foi realizado concomitantemente em diversos pontos da cidade: no auditório da UNIP de Araçatuba, no SENAC, no Ambulatório Médico de Especialidades, na Santa Casa de Guararapes e no auditório da prefeitura e na Santa Casa de Birigui.

Mesa de abertura

O evento de Araçatuba teve a participação dos conselheiros Cléa Rodrigues, Rosemeire Carvalho, Michel Santos e David Lima.

Público lotou o auditório da UNIP de Araçatuba

A extensa programação incluiu palestras sobre temas como “automedicação”, “manejo da dor e “o sofrimento e seus impactos nos cuidados de enfermagem”.

Alunos do Senac fizeram um trabalho de pesquisa e refizeram uniformes antigos da enfermagem

Nos diversos pontos onde foram realizadas atividades, houve workshops sobre temas como “Práticas integrativas no parto e no aleitamento materno”, “Diálogo em Libras”e “Automaquiagem para a Enfermagem”.

Também houve apresentações culturais e workshops sobre saúde mental, estresse profissional e inteligência emocional.