Santa Casa de São José dos Campos recebe inspeção do Coren-SP

Mais um hospital do interior foi fiscalizado pelo Coren-SP durante a atual pandemia provocada pelo Novo Coronavírus. As fiscais Vanda Cruz e Regina Sperandeo estiveram na Santa Casa de Misericórdia de São José dos Campos, onde inspecionaram o plano de contingência da unidade para a Covid-19 e outras questões, como contou a fiscal Vanda:

“Coletamos dados referentes ao plano de contingência, treinamentos, disponibilidade de EPIs e profissionais envolvidos na assistência. Também conhecemos os fluxos de atendimento, as áreas de paramentação e desparamentação”.

As fiscais do Coren-SP com membros da equipe de enfermagem da Santa Casa

A Santa Casa de São José dos Campos conta com três portas de entrada: adulto, obstétrico e infantil. As três foram fiscalizadas em relação ao fluxo de acolhimento, triagem e atendimento ao paciente com suspeita de Covid-19.

“Também abordamos profissionais individualmente para verificar os processos de trabalho e a utilização de EPIs”, reiterou Vanda.

A enfermeira Lucimara da Silva, Responsável Técnica (RT) pela Santa Casa, elogiou a proximidade da fiscalização aos profissionais nestes tempos difíceis de pandemia.

“Os fiscais buscaram informações para poder levar segurança à equipe. Acho que é bem legal o Coren-SP saber como estão trabalhando os profissionais diante dessa pandemia”, disse. 

Atendimento aos profissionais de enfermagem

Os fiscais do Coren-SP estão realizando as inspeções nas instituições de saúde, com o foco voltado para a disponibilidade de EPIs.

Também há fiscais atendendo as dúvidas dos profissionais via chat. Além disso, a fiscalização do Coren-SP tem atuado em outras frentes por meio das ferramentas digitais. Todos os serviços são conduzidos por fiscais prontos a responder questionamentos sobre questões técnicas.

Desde o dia 23/3, quando os atendimentos online começaram, já foram realizados:

9.913 atendimentos pelo chat sobre o Novo Coronavírus

1.555 atendimentos da Ouvidoria

878 atendimentos do Fale Conosco

361 levantamentos situacionais de risco na assistência de enfermagem