Santa Casa de São Carlos cria primeira turma de curso técnico do IEP

O Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) da Santa Casa de São Carlos deu início ao primeiro curso técnico de enfermagem. A abertura ocorreu no auditório Alois Partel, dia 16/8, com apresentação de uma aula magna ministrada pelo diretor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), Dr. Vanderlei Bagnato.

A Santa Casa é a mais antiga instituição assistencial, beneficente e hospitalar em funcionamento na cidade de São Carlos. Fundada em 12 de abril de 1891, o hospital tornou-se referência em atendimento à saúde para uma população estimada em 390 mil habitantes, de cinco cidades que compõem a microrregião de São Carlos: Dourado, Ibaté, Ribeirão Bonito, Descalvado e Porto Ferreira.

O processo seletivo ocorreu em julho de 2021, com mais de 750 candidatos de São Paulo e de outros estados, dos quais 32 alunos foram selecionados. A prova foi realizada no campus do Centro Universitário Paulista (Unicep).

O Curso Técnico de Enfermagem do IEP foi aprovado pela Secretaria Estadual de Educação em abril de 2021. A instituição é o primeiro hospital filantrópico do interior de São Paulo a conseguir uma certificação como essa. “A Santa Casa criou o departamento de ensino em 2014 e, desde então, fortalecemos a vocação da instituição e, neste ano, tornamo-nos um Instituto de Ensino em Pesquisa. O curso técnico de enfermagem foi idealizado em 2018, mas tivemos que adiar a inauguração em quase dois anos por consequência da pandemia. Temos convicção de que investir em educação e inovação vai fazer com que possamos oferecer à população atendimentos com mais qualidade” afirma a Gerente de Práticas Educacionais, Vanisia Sulpino.

Além do curso técnico de enfermagem, o Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa oferece sete programas de residência médica (anestesiologia, área cirúrgica básica, cirurgia geral, clínica médica, ginecologia e obstetrícia, ortopedia e traumatologia e pediatria); um programa de residência multiprofissional (enfermagem, fisioterapia, nutrição e psicologia); internato médico hospitalar para três universidades (UFSCar, Faceres e Unifai), e comporta estágios obrigatórios para as escolas técnicas de São Carlos.