Santa Casa Anna Cintra, de Amparo, implanta Alojamento Conjunto para mães e recém-nascidos

Recentemente, os partos realizados na Santa Casa Anna Cintra, em Amparo, passaram a contar com sistema de Alojamento Conjunto, no qual as mães ficam desde o primeiro momento juntas dos recém-nascidos.

A presidente do Coren-SP, Renata Pietro e o vice-presidente, Cláudio Silveira, conheceram pessoalmente, em novembro deste ano, o trabalho realizado na maternidade da Santa Casa Anna Cintra pela equipe de Andrea (de colete azul marinho na foto)

A presidente do Coren-SP, Renata Pietro, e o vice-presidente, Cláudio Silveira, fizeram uma visita à unidade nesta segunda-feira (18), onde puderam conhecer pessoalmente o trabalho desenvolvido por lá.

“Com a utilização do Alojamento Conjunto, o bebê já tem amamentação na primeira hora. O vínculo da mãe com o recém-nascido é muito importante. O acompanhante também fica junto e se quiser pode nos auxiliar a fazer o clampeamento do cordão umbilical”, explica Andrea Simocelli, enfermeira Responsável Técnica (RT) da unidade, que realiza cerca de 120 partos por mês.

As mães também acompanham a vacinação e a tomada de medidas dos bebês – tudo é feito na própria sala de parto, o que otimiza e humaniza os processos. 

A mudança partiu de um grupo de trabalho denominado “Santa Chegada com Amor e Carinho”, instituído para adequar o processo de parto da unidade às diretrizes da Rede Cegonha. “Nosso objetivo é nos credenciar na Rede”, conta Andrea.

Apesar de ser considerada uma boa prática de parto e trazer benefícios tanto para os bebês quanto para as mães, o Alojamento Conjunto sofreu algumas resistências quando foi instituído na unidade, sobretudo por parte de alguns profissionais da equipe médica.

A RT Andrea lembra que o direito a acompanhante durante o parto é assegurado pela Lei nº 11.108, de 7 de abril de 2005.

Atualmente a prática é amplamente aceita na Santa Casa, sendo mais um exemplo de melhoria assistencial e de humanização implementadas com o auxílio da enfermagem.