Rodízio de veículos: conselheiros reivindicam extensão da isenção para profissionais de instituições privadas

O Coren-SP conquistou um benefício histórico para a enfermagem, que atende uma reivindicação antiga da categoria. Nesta terça-feira (18/1) a Prefeitura anunciou que isentará os profissionais de enfermagem que atuam em instituições públicas do rodízio de veículos. Como a proposta apresentada pelo Conselho solicitava que a medida atendesse toda a categoria, os conselheiros protocolaram ofício solicitando a extensão para os profissionais da rede privada. Outra reivindicação é que essa política se torne permanente, uma vez que ela estará inicialmente em vigor até 28/2/2022.

Conselheiros com ofício protocolado no gabinete do vereador Milton Ferreira, solicitando a ampliação do rodízio também aos profissionais do setor privado e para tornar a medida permanente

A luta do conselho para aprovação dessa medida é antiga: começou nas gestões anteriores, e foi também uma proposta da gestão 2021-2023 que, ao assumir a direção do Coren-SP, percorreu o gabinete de vereadores, entre eles Milton Ferreira e Marlon do Uber, para encaminhar a demanda. Com o agravamento da pandemia, em decorrência do avanço da variante Ômicron e casos gripais, os conselheiros destacaram a urgência do atendimento da reivindicação, para facilitar a rotina de deslocamento da enfermagem. “Lutaremos até que a isenção contemple toda a categoria, tanto profissionais que atuam no setor público quanto no privado, pois entendemos que ambos têm a demanda de deslocamento para comparecer nos plantões em diversos dias e horários. Mas essa proposta inicial já é um avanço, pois permitirá que a prefeitura avalie o impacto e torne a medida permanente”, avalia o presidente James Francisco dos Santos.

Em 2021, os conselheiros Fernando Henrique Vieira, Anderson Rodrigues e o presidente James protocolaram o pedido de isenção do rodízio no gabinete do vereador Milton Ferreira

Na tarde desta terça-feira (18/1), o vereador Marlon do Uber esteve no Coren-SP, para dialogar com os conselheiros sobre o anúncio da medida. Ele foi recebido pelo presidente James Francisco dos Santos, pelo primeiro-tesoureiro, Gesus Andrade, e pela conselheira Marcia Rodrigues. “A aprovação da isenção do rodízio de veículos em São Paulo é uma luta bastante difícil, pois há uma preocupação com os impactos que ela pode causar ao trânsito. Acreditamos que esse foi um avanço, pois a Prefeitura poderá medir o impacto nesse período e esperamos que ele não seja grande, pois assim poderemos pleitear que a concessão à enfermagem seja permanente”, disse o vereador.

Em reunião com o vereador Marlon do Uber, na sede do Coren-SP, o presidente James e os conselheiros frisaram a necessidade de ampliação da medida para toda a categoria

Saiba como solicitar a isenção

Os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e obstetrizes deverão realizar o cadastro de seus veículos, a partir desta quarta-feira (19/1), no site do Coren-SP, a partir das 16h. O registro será encaminhado para a CET para que os veículos sejam cadastrados e liberados do rodízio municipal.