Ribeirão Preto e Campinas receberão rodas de conversa sobre atuação da enfermagem no SUS

No dia 28 de maio (segunda-feira), em pleno mês da enfermagem, Ribeirão Preto receberá a 1ª Roda de Conversa Sobre Atenção Básica: Inserção da Enfermagem nas Políticas de Saúde do SUS, que será realizada na subseção local do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo.

A mesma atividade será realizada no dia seguinte, 29 de maio (terça-feira) em Campinas.

O evento, gratuito e aberto a todos os profissionais de enfermagem – enfermeiros, técnicos, auxiliares e obstetrizes – pretende ser um espaço de debates sobre a situação atual do Sistema Único de Saúde (SUS) e o papel que os profissionais de saúde podem desempenhar para a melhoria e fortalecimento do sistema.

Rosana Aparecida Garcia, conselheira do Coren-SP, coordenadora de enfermagem da Secretaria Municipal de Campinas e idealizadora das rodas de conversa, explica um pouco da motivação para a realização da atividade: “A prática profissional de Enfermagem possui um acúmulo histórico em áreas reconhecidas internacionalmente, como por exemplo o Programa Nacional de Imunização (PNI), controle e combate da tuberculose, primeira consulta do pré-natal, primeira consulta do recém nascido o mais precocemente, etc. Este acúmulo legitima a Enfermagem como profissão que atua na integralidade do cuidado e da assistência, reafirmando os princípios do SUS e da Atenção Básica de Saúde. Discutir estratégias que potencializem e garantam este acúmulo clínico, assistencial, no cuidado, na prevenção e promoção em saúde é o desafio que as Rodas de Conversas se propõem a problematizar”, explica.

Devido ao formato da atividade, a participação do público será fundamental. Serão formados grupos após as palestras para que os próprios profissionais de enfermagem possam apontar caminhos e soluções para a resolução das questões atuais que afetam o SUS e o trabalho da enfermagem dentro do Sistema.

As inscrições devem ser feitas aqui. As vagas são limitadas.