Representantes dos conselhos são homenageados por trabalho na pandemia

Homenageados pediram apoio às lutas históricas da Enfermagem, em solenidade que reconheceu profissionais da saúde pela atuação no enfrentamento da Covid-19

A Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz (ABFIP) homenageou, nesta quinta-feira (14/10), representantes do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem pela atuação no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. As autoridades foram agraciadas com a entrega de medalhas como reconhecimento pelo trabalho exercido em prol da saúde brasileira, no momento em que a humanidade atravessa uma crise humanitária sem precedentes.

A solenidade aconteceu na Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF), em Minas Gerais. Com realização em formato híbrido, o evento contou com transmissão em tempo real pela internet para todo o país.

O vereador e presidente da CMJF, Juraci Scheffer, deu as boas-vindas aos homenageados, e aplaudido de pé pelos presentes, defendeu de forma veemente a aprovação do Piso Salarial para a Enfermagem. “É preciso que transformemos esta homenagem em um manifesto de resistência. Queremos agilidade na aprovação do PL 2564/2020 para que os profissionais da Enfermagem possam finalmente ter a dignidade que tanto merecem”, enfatizou.

Idealizador da solenidade, o enfermeiro, ex-conselheiro do Coren-MG e ex-colaborador do Cofen, Marcos Antônio Garcia Vieira, chamou a atenção para a necessidade de valorização da Enfermagem enquanto categoria fundamental no combate à pandemia. “Através dessa outorga oficial, pretendemos mobilizar ainda mais a sociedade e os governos para o desafio de promover a qualidade da saúde ocupacional da categoria e das pessoas em situações vulneráveis, assim como valorizar o papel do profissional de Enfermagem e da saúde pública como agentes essenciais nas políticas de saúde e de enfrentamento do novo coronavírus, que já dizimou mais de 600.000 vidas”, declarou.

Júlio César de Melo, representante oficial da ABFIP, destacou a importância do trabalho desempenhado pela área da saúde ao longo da pandemia. “Estas medalhas são o reconhecimento da dedicação e do sacrifício de milhões de profissionais que atuam na linha de frente do combate à Covid-19. Mais do que merecida, essa homenagem é nosso agradecimento a vocês, profissionais da saúde, por desempenharem papel essencial no salvamento de inúmeras vidas”, complementou.

Ao todo, a ABFIP reconheceu 61 profissionais da saúde pelos esforços no combate à pandemia. A escolha dos homenageados realiza alusão à definição de 2021 como o Ano Internacional dos Trabalhadores da Saúde pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A presidente do Cofen, Betânia Santos, foi uma das homenageadas, e dedicou a honraria aos mais de 2,5 milhões de profissionais da Enfermagem. “Esta homenagem é o reflexo da essencialidade de enfermeiros, técnicos, auxiliares, parteiras e obstetrizes para o andamento dos bons serviços de saúde. Aproveito a oportunidade para pedir a todos aqui presentes e àqueles que nos assistem que apoiem as nossas causas, elas merecem urgente aprovação”, afirmou.

O presidente do Conselho Regional de Minas Gerais (Coren-MG), Bruno Farias, também defendeu a aprovação do PL 2564/2020. “Estamos lutando há mais de 20 anos por um piso e por valorização. Mais do que aplausos, a Enfermagem merece salários compatíveis com a dimensão e importância do trabalho que desempenhamos”, salientou.

Linha de frente –  Desde o início da pandemia da Covid-19, o papel fundamental dos profissionais da Enfermagem entrou em evidência. Nos primeiros meses do vírus no Brasil, precisaram conciliar a falta de equipamentos à uma alta demanda de trabalho em UTIs e enfermarias. No atual momento, são os principais responsáveis pelas campanhas de vacinação ao longo de todo o país.

Segundo dados do Observatório da Enfermagem do Cofen, até o momento, 58.790 profissionais foram infectados pelo novo coronavírus, com uma taxa de letalidade de 2,64% (866 óbitos).

Campanha Nacional – O Sistema Cofen/Conselhos Regionais apoia e luta pela aprovação do Piso Salarial. Desde o início das discussões acerca do PL 2564/2020, tem se mobilizado junto à sociedade e articulado com senadores para que o projeto seja aprovado com celeridade.

Na última semana, presidentes dos Conselhos de Enfermagem divulgaram nota oficial conclamando o presidente do Senado Federal a pautar a votação o PL do piso, nos termos propostos pela emenda da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA).

Confira a lista dos representantes do Sistema Cofen/Corens homenageados:

Betânia Maria Pereira dos Santos – Presidente do Cofen

James Francisco Pedro dos Santos – Presidente do Coren-