Registro de Enfermagem é tema de palestra na Unimed de Araçatuba

O primeiro-secretário do Coren-SP, Marcus Vinicius de Lima Oliveira, proferiu palestra sobre “Registros de Enfermagem (RE) em Prontuário” no dia 25 de julho, no Hospital da Unimed de Araçatuba. Participaram da atividade os profissionais de Enfermagem e integrantes do setor de auditoria da instituição. 

O primeiro-secretário do Coren-SP, Marcus Vinicius de Lima Oliveira, durante palestra em Araçatuba

O conselheiro frisou que as anotações de Enfermagem têm a finalidade de fornecer, por escrito, informações sobre a assistência prestada, assegurando a comunicação entre os membros da equipe de saúde. “É a forma de garantir a continuidade das informações e da assistência prestada ao paciente, condição primordial dentro da visão holística de trabalho”, destacou.

Oliveira lembrou, ainda, que o RE permite o planejamento da assistência e reflete a produtividade da equipe de Enfermagem, possibilitando a realização de estatísticas de atendimento que servirão como fonte de consulta em auditorias. “As anotações também poderão ser utilziadas para a defesa de profissionais da saúde que, eventualmente, tenham suas condutas contestadas por clientes em processos administrativos, cíveis ou criminais”, acrescentou.

O primeiro-secretário do Coren-SP, Marcus Vinicius de Lima Oliveira, e os profissionais do Hospital da Unimed de Araçatuba

Para que a anotação seja considerada válida e autêntica esta deverá possuir a assinatura do autor do registro, além de ser legível, sem rasura, entrelinhas, emendas, borrões ou cancelamentos inadequados. O conselheiro Marcus frisou, também, as legislações referentes ao prontuário e RE, bem como os artigos do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem alusivos à questão.