Registro de Enfermagem é tema de palestra em Avaré

O primeiro-secretário do Coren-SP, Marcus Vinicius de Lima Oliveira, proferiu palestra sobre Registros de Enfermagem (RE) em Prontuário, quarta-feira (3), na UBS Dr. Telmo Ferreira da Costa, em Avaré. Participaram da atividade enfermeiros da rede pública do município.

“As anotações de Enfermagem têm a finalidade de fornecer, por escrito, informações sobre a assistência prestada, assegurando a comunicação entre os membros da equipe de saúde”, destacou o conselheiro, lembrando aos profissionais de que é a forma de garantir a continuidade da assistência prestada ao paciente.

O primeiro-secretário Marcus Oliveira e os profissionais da rede municipal de Avaré

Oliveira lembrou que o RE permite o planejamento da assistência e reflete a produtividade da equipe de Enfermagem, possibilitando a realização de estatísticas de atendimento que serão fonte de consulta em auditorias. “As anotações também servem para a defesa de profissionais da saúde que, eventualmente, tenham suas condutas contestadas por clientes em processos administrativos, cíveis ou criminais”, acrescentou.

O conselheiro Marcus destacou  as legislações referentes ao prontuário e aos registros de Enfermagem, bem como os artigos do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem alusivos  ao tema. “Para que a anotação seja considerada válida e autêntica esta deverá possuir a assinatura do autor do registro, além de ser legível, sem rasura, entrelinhas, emendas, borrões ou cancelamentos inadequados”, frisou.