Rede social do Coren-SP é alvo de “bots” (robôs) contratados para ataques em massa

Foi identificada nesta quinta-feira (30/7) a ação de bots (robôs) no Facebook do Coren-SP. A presença foi notada a partir da quantidade atípica de reações negativas em posts de interesse dos profissionais de enfermagem, como transmissões do projeto Coren-SP Sem Fronteiras, notícias sobre inspeções de fiscalização e campanha de valorização da categoria. O Coren-SP realizou boletim de ocorrência para que a situação seja investigada e os canais de comunicação oficiais do conselho não sejam prejudicados, o que traz prejuízos diretos à enfermagem paulista. Esse tipo de ataque normalmente ocorre por meio de plataformas pagas de propagação de mensagens e reações em massa. Os perfis são estrangeiros e têm nomes atípicos. 

Reportagem do canal Tech Tudo explica que “Um exemplo típico de “bot do mal” são os chamados “spam bots”. Esse tipo de ferramenta automatizada também vasculha a Internet, mas sempre em busca de endereços de e-mail deixados em formulários e outros tipos de registros. Esses e-mails são coletados pelo robô e depois usados como destinatários de spams. Há ainda bots para encontrar sites vulneráveis a ataques, bots sociais e até bots capazes de apresentar sites falsos a usuários desatentos – espalhando as famosas fake news”.

Além disso, “Além das denúncias relacionadas à influência em eleições, bots também podem ser mobilizados e aplicados para outros tipos de usos ilegal. Um exemplo típico são os chamados ataques DDoS, em que os responsáveis coordenam uma quantidade enorme de robôs para inundarem de acessos e requisições uma determinada página — ou serviço de Internet — de tal forma que esse site acabe saindo do ar por ser incapaz de suportar a demanda”.