Quem vacina no SUS é a enfermagem: relatos de profissionais que participaram da primeira vacina contra a Covid-19 no Brasil

“Foi um momento inexplicável, uma satisfação imensa. Todo trabalho que tivemos com relação à coordenação da campanha de vacina valeu a pena”. Foi assim que a enfermeira Jéssica Pires de Camargo descreveu a emoção de aplicar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no Brasil.

Jéssica também recebeu a primeira dose da CoronaVac no domingo, dia 17/1

Na tarde último domingo, dia 17/1, Jéssica aplicou a CoronaVac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês SinoVac, em sua colega de profissão, Mônica Calazans, no Hospital das Clínicas da USP. Mônica é enfermeira no Hospital Emílio Ribas e e foi reconhecida pela CNN Brasil como Heroína do Ano em 2020.

Jéssica aplica a primeira dose de vacina do Brasil em Mônica: profissionais de enfermagem protagonizaram o início da campanha de vacinação neste domingo (17/1)

“Eu estou muito feliz. Só não digo que estou totalmente realizada porque só algumas pessoas foram vacinadas. Só quando todos estiverem vacinados vou me sentir realmente realizada”, contou Mônica no dia seguinte de receber a primeira dose.

A enfermeira também comenta a ausência de reações adversas após receber a primeira dose da CoronaVac: “Eu não tive reação nenhuma depois da vacina. Estou me sentindo muito bem, estou plena, e é isso que interessa agora. Quando eu tomar a segunda dose, vou ficar ainda mais tranquila”, afirmou.

Jéssica também foi vacinada no fim da tarde de domingo. “É uma grande satisfação também em relação aos profissionais da linha de frente que estão na luta, batalhando para que os casos se reduzam”, disse a profissional, que trabalha na Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo.

Mônica Calazans em frente à UTI do Emílio Ribas, onde atua no combate à pandemia

O enfermeiro Adair Domingos de Oliveira, que trabalha no Hospital Ipiranga e no Hospital São Paulo, também foi vacinado no dia inaugural da vacinação.

“A emoção de ser um dos primeiros brasileiros a receber a vacina é muito grande. A expectativa que estávamos vivendo pela aprovação, e agora pela imunização de todos os profissionais e familiares, é imensa. Já com a distribuição e toda população tendo a oportunidade de se imunizar, teremos a esperança de dias melhores a todos. A cada dia temos a expectativa que a vida volte ao normal e possamos novamente nos reunir com familiares e amigos sem o receio da contaminação”, comemorou.

Adair Domingos de Oliveira atestou a segurança da vacina

Adair tem planos para sua vida logo após receber a segunda dose do imunizante e dá um recado a todos que ainda vão ser imunizados: “A partir de agora, espero sair e voltar pra casa com mais tranquilidade. Tanto a minha saúde como a de minha família, que sempre foi minha principal preocupação. O que eu tenho a dizer aos colegas profissionais e a toda população é: se imunize! A vacina é segura e esse é um importante método de nos proteger neste momento”, ensina.

Para Jéssica, a partir da aprovação das vacinas CoronaVac e de Oxford, pela Anvisa, tanto os profissionais de saúde quanto o restante da população brasileira passaram a ter uma nova perspectiva: “Agora o sentimento que a gente tem é de esperança”.

Essa mesma esperança também anima Mônica, que vê o momento atual como um prenúncio de dias melhores: “Depois que a pandemia passar, eu espero que a enfermagem seja melhor reconhecida pelas pessoas. É só esperar todo mundo se imunizar e a população vai nos ver com outros olhos. Como mulher, negra e enfermeira, eu espero que a partir de agora as pessoas possam nos respeitar mais nesses três aspectos também”.