Qualifica Sepse vai a Socorro

A conselheira Renata Pietro proferiu, nesta quarta-feira (5/10), palestra para profissionais de Enfermagem da Santa Casa, em Socorro. A iniciativa faz parte do Programa “Qualifica Sepse” e tem objetivo de incentivar o diagnóstico e tratamento precoce da Sepse.

Renata Pietro destacou a importância da identificação precoce da sepse e lembrou que a doença é a maior causa de óbitos nos hospitais brasileiros. Para reduzir as mortes, recomendou o estabelecimento de protocolos que envolvam toda a equipe.  “A educação permanente e o rigor técnico e científico são muito importantes na nossa profissão”, pontuou.

Especialista em terapia intensiva, Renata defendeu o estabelecimento de protocolos que envolvam toda a equipe, com treinamentos específicos para o aprimoramento da triagem e reconhecimento precoce da sepse. “Quanto mais rápido conseguirmos atuar, melhor será a condição do paciente”, ressaltou.

A RT da instituição, Wladina Broleze Zamboin, revelou que o protocolo da Sepse já foi implementado no hospital, mas a atuação do enfermeiro estava um pouco restrita. “O treinamento do Coren-SP ampliou os nossos horizontes e mostrou toda a autonomia do enfermeiro diante da questão”, analisou.

Ao final, a conselheira sugeriu aos profissionais a consulta do manual “Sepse: um problema de saúde pública”, produzido pelo Coren-SP em parceria com o Instituto Latino-Americano de Sepse (ILAS), disponível para download