Qualifica Sepse promove atividade na Secretaria de Saúde de Guarulhos

O Projeto Qualifica Sepse, iniciativa do Coren-SP que orienta profissionais de enfermagem em todo o estado de São Paulo para o diagnóstico  e o tratamento da Sepse, promoveu uma atividade  na Secretaria Municipal de Saúde de Guarulhos nesta segunda-feira (22/5).


Renata Pietro Ela destacou a necessidade de o profissional de enfermagem conhecer a doença e a importância das campanhas educativas para conscientizar a população

A conselheira Renata Pietro, especialista em terapia intensiva e uma das grandes autoridades sobre Sepse no Brasil, ministrou a palestra “Sobrevivendo à Sepse” aos profissionais da rede municipal.

Ela destacou a necessidade de o profissional de enfermagem conhecer a doença e a importância das campanhas educativas para conscientizar a população. “Foi feita uma pesquisa e apenas 10% da população conhece a Sepse. É uma doença devastadora, que mata mais do que câncer de mama e tanto quanto infarto do miocárdio. É preciso conscientizar a população”, frisou.


Alguns dos profissionais da rede municipal de Guarulhos que assistiram à palestra

Citando indicadores sobre a doença, Renata expôs a situação desfavorável que o Brasil apresenta no seu enfrentamento. A taxa de mortalidade é de 60%– maior do que em países como a Índia e a Argentina -, enquanto a mundial é de 37%. “Precisamos detectar precocemente e iniciar o tratamento o quanto antes. Cada hora de atraso na administração de antibióticos aumenta a mortalidade por Sepse em 8%”, alertou.

Para melhorar a taxa de detecção precoce e de sucesso no tratamento, Renata Pietro indicou um processo em seis etapas: admitir que há um problema de saúde pública relacionada à Sepse; colaboração entre profissionais da equipe multidisciplinar de saúde para detectar e tratar a doença; organização para o combate; educação dos profissionais de saúde sobre a questão; implementação de protocolos e medidas para a detecção e tratamento e avaliação dos processos.

Mais informações sobre a sepse o sobre o Projeto Qualifica Sepse podem ser obtidas aqui

Manual

O manual “Sepse: um problema de saúde pública”, fruto de uma parceria entre o Coren-SP e o ILAS (Instituto Latinoamericano de Sepse) pode ser baixado gratuitamente no site do Coren-SP.

A publicação, voltada aos profissionais de enfermagem, contém explicações detalhadas sobre a doença, sua detecção e seu tratamento, além de oferecer links contendo exemplos de protocolos para serem implementados em instituições de saúde.