Publicado parecer sobre uso de EPIs na sala de vacinação

A Câmara Técnica do Coren-SP aprovou parecer técnico com orientações sobre os EPIs a serem utilizados pelos profissionais de enfermagem nas salas de vacina durante a pandemia da Covid-19.

Confira a íntegra do Parecer Técnico 01/2021 aqui

A recomendação é de que os profissionais de enfermagem que atuarão na vacinação deverão utilizar máscara cirúrgica ou máscara N95/PFF2, protetor facial (faceshield), ou óculos de proteção e avental descartável de uso diário. As luvas de procedimento deverão ser utilizadas em indicações específicas, como vacinadores com lesões cutâneas ou raras situações que envolvam contato com fluidos corporais do usuário ou que ele apresente lesões de pele no local com aplicação. Além disso, a higienização das mãos é necessária a cada vacinação.

“Neste momento tão excepcional que é a vacinação contra a Covid-19, os profissionais de enfermagem também são a linha de frente e, portanto, extremamente expostos no desempenho dessa atividade”, explica a conselheira Wilza Spiri, que participou da elaboração do documento. O parecer foi embasado nas evidências e nos documentos do Conselho Federal de Enfermagem e da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. “Ele estabelece que é crucial realizar as boas práticas na vacinação, além de destacar a segurança dos profissionais de enfermagem e dos usuários do sistema de saúde. Consideramos que o Parecer contribuirá com os profissionais no sentido de dirimir suas dúvidas e apoiar suas ações”, ressalta Wilza.