Psiquiatra e escritor Augusto Cury faz palestra na Semana da Enfermagem 2022 do Coren-SP e da ABEn-SP

O médico psiquiatra e escritor Augusto Cury fez uma palestra ao vivo transmitida online na noite desta quarta-feira (19/5) como parte da programação oficial da Semana da Enfermagem 2022 do Coren-SP em parceria com a Associação Brasileira de Enfermagem – Seção São Paulo (ABEn-SP).

A gravação da palestra está disponível na íntegra no YouTube, podendo ser vista a qualquer momento aqui.

James Francisco dos Santos e Augusto Cury

O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, abriu a atividade, apresentando o psiquiatra e agradecendo-o por ter aceitado o convite do Coren-SP: “Trata-se de um autor de extrema relevância para o cenário nacional e mundial. Ele vendeu mais de 25 milhões de livros em mais de 70 países. Além de grande psiquiatra e escritor, o doutor Augusto Cury é professor do programa de mestrado e doutorado da USP. É uma alegria trazer essa brilhante palestra para todos os profissionais de enfermagem”, falou.

Em cerca de uma hora de palestra, Augusto Cury falou sobre alguns temas que perpassam a saúde mental e emocional das pessoas na atualidade. Um dos conceitos trazidos pelo psiquiatra foi o de “mendicância emocional”. “Atualmente existem diversos mendigos emocionais. São pessoas muitas vezes bem de vida, mas que precisam de muitos estímulos para sentir prazer. Uma pessoa que não sabe elogiar, aplaudir e considerar cada ser humano único e irrepetível está desnutrido emocionalmente. Há dezenas de milhares de enfermeiros e médicos que sofrem pelo futuro e estão emocionalmente desnutridos”, afirmou.

Outra questão trazida à baila por Augusto Cury foi a necessidade das pessoas se tornarem admiráveis para que seus relacionamentos familiares sejam sustentáveis – algo que está em falta atualmente segundo o autor. “As pessoas começam a se amar pela paixão, mas só conseguem sustentar o amor se houver admiração. Se você for um apontador de falhas, sinto muito, você não será um ser humano admirável e não terá um romance sustentável. Se você for um apontador de falhas, também não será um pai admirável para seus filhos”, colocou.

Uma das dicas deixadas por Augusto Cury foi a da higiene mental, que de acordo com o médico deveria ser uma preocupação de todos. Deveríamos estar atentos aos pensamentos que deixamos ser criados em nossa mente, pois eles podem acabar nos prejudicando por muito tempo depois. “Quando você produz um pensamento que é asfixiante e se você não acabar com ele no momento em que aparecem, dificilmente eles poderão ser apagados depois. Você terá mais lixos no córtex cerebral do que na cidade mais poluída do mundo. Nesse sentido o ser humano é irresponsável ambientalmente. Se por um lado nós somos, em certa medida preocupados ambientalmente, somos irresponsáveis com o ambiente do ‘planeta mente’”, disse.

Admirador confesso da enfermagem, sobretudo dos profissionais brasileiros, que diz serem dos mais afetuosos que conhece, Augusto Cury deixou uma bela mensagem aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem: “Queridos profissionais de enfermagem, quero dizer que sem vocês nosso céu não teria estrelas, nossas manhãs não teriam orvalhos. Sem vocês, a humanidade seria um livro sem aventuras, sem acolhimento, sem segurança socioemocional. Obrigado por existirem. Eu, com muita humildade, me curvo diante de vocês e agradeço por serem únicos, irrepetíveis e insubstituíveis”.

Assista a íntegra da palestra: