Profissionais lotam Teatro Coliseu, em Santos, na Semana da Enfermagem

A Semana da Enfermagem do Coren-SP chegou ao litoral em um grande evento realizado no Teatro Coliseu Santista, em Santos, na terça-feira (16). A atividade contou com uma abertura solene e palestras do Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e Parto Humanizado.

A presidente do Coren-SP, Fabíola Campos, destacou durante a mesa de abertura a necessidade da valorização. “A enfermagem é a profissão do cuidado, mas com base científica. Portanto, não a exercemos apenas por amor. Devemos buscar nosso reconhecimento. Se não tivermos orgulho do que fazermos o nos valorizarmos, quem o fará?”, indagou. Ela também enalteceu a construção coletiva da Semana da Enfermagem nos últimos anos, com o envolvimento do Conselho e da categoria.


A presidente do Coren-SP, Fabíola de Campos Braga Mattozinhof fala durante a mesa de abertura ao lado do secretário de saúde de Santos, Fábio Ferraz e de Soraya Neto, integrante da comissão organizadora do evento em Santos

O secretário de saúde de Santos, Fábio Ferraz, destacou o papel fundamental da enfermagem no SUS. “São vocês que fazem de fato com que a saúde aconteça e com que ela seja encarada como algo que realmente temos satisfação em fazer”. Ele citou a presença do Coren-SP no litoral, na defesa de pautas relevantes para o exercício profissional. “A Fabíola nos cobra muito questões referentes à categoria, como as 30 horas semanais, por exemplo, e considero esse debate muito relevante”, frisou.

A integrante da comissão organizadora da Semana da Enfermagem da Baixada Santista, Soraya Nieto, também participou da solenidade. “É uma honra receber esse evento novamente em Santos”, disse.

O tema abordado neste ano é “Enfermagem na Linha de Frente Transformando o Cuidado” e, com base nele, o Coren-SP criou a campanha “Enfermagem Faz Parte da Vida”, com o objetivo de mostrar ara sociedade a importância da enfermagem nas diversas fases do cuidado.


A presidente do Coren-SP e as profissionais homenageadas durante o evento

Homenagens

A presidente do Coren-SP, Fabíola Campos, realizou duas homenagens a profissionais que transformaram o cuidado na Baixada Santista: a enfermeira Eny Ravanelli Losada, que protagonizou grandes momentos da história da profissão, como a criação do sistema Cofen-Corens e a construção da ABen; e a auxiliar de enfermagem Julia Teruko, aposentada da Casa de Saúde. “Sempre busquei o reconhecimento da enfermagem como profissão dentro do nosso país”, disse Eny.

Palestras

Temas de grande relevância no cotidiano da enfermagem foram abordados no primeiro dia de evento. A enfermeira Marisa Malvestio, coordenadora do Grupo de Trabalho de Urgência, Emergência e Atendimento Pré-Hospitalar (GTUEAPH) do Coren-SP, abordou o tema, apresentando as perspectivas de atuação da enfermagem nesta área. “Estamos tendo avanços no exercício de novas competências e papeis, dando um passo consciente”, disse.


Marisa Malvestio falou sobre o importante papel da enfermagem nos serviços de urgência e emergência

A palestrante mostrou que a enfermagem tem sido fundamental para que o cuidado de emergência chegue ao paciente de forma adequada e que as mudanças estão ocorrendo em sintonia entre médicos e profissionais da categoria. “Está havendo uma revisão dos papeis dos profissionais da saúde e isso tem nos trazido resultados melhores, refletindo na qualidade da assistência prestada ao paciente”.


Rosemeire Sartori destacou o protagonismo da enfermagem no parto humanizado

Rosemeire Sartori, presidente da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo) do estado de São Paulo, falou sobre o protagonismo da enfermagem no parto humanizado. “Temos que preparar as mulheres e a enfermagem para assumirem cada vez mais o parto natural e humanizado”. Ela frisou os resultados positivos gerados pela participação de enfermeiros nesse campo, que refletem na qualidade do cuidado prestado às parturientes e aos recém-nascidos.


Fabíola Mattozinho modera a mesa ao lado de Marisa Malvestio e Rosemeire Sartori

As atividades da Semana da Enfermagem de Santos seguem nesta quarta-feira (17).


Lotação máxima do belo Teatro Coliseu marcou a abertura do evento em Santos