Profissionais do Hospital Mário Covas emocionam em homenagem a colegas que combatem a Covid-19

Assim como tem ocorrido em muitos hospitais de todo o país, os profissionais de saúde do Hospital Estadual Mário Covas, na cidade de Santo André, estão trabalhando duro para ajudar a tratar e a conter a pandemia de Coronavírus. 

Lá, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, assim como médicos, fisioterapeutas, psicólogos, equipe de limpeza e outros profissionais, foram organizados em UTIs dedicadas exclusivamente à assistência de casos suspeitos ou confirmados da Covid-19.

Devido ao rígido protocolo que deve acompanhar a assistência nestes tempos de pandemia, os profissionais do Mário Covas, acostumados a prover um tratamento humanizado e muito próximo aos pacientes, têm sido obrigados a seguir regras como evitar o contato físico com os pacientes e utilizar EPIs e paramentação completa dentro das UTIs.

“Nossa humanização sempre foi grande com os pacientes. Hoje, qualquer paciente suspeito de Coronavírus fica sem visita segundo o protocolo. Além disso, quando ele falece, a gente ja faz preparo do corpo, ensaca e lacra o corpo. Assim, familiares não podem ver mais esse paciente falecido. A tristeza que isso tem acarretado à nossa equipe é algo surreal”, conta a enfermeira Maria Elisa Ravagnani Gonçalves Ramos, diretora de enfermagem da instituição.

Para amenizar um pouco essa tristeza, a gestora, assim como a enfermeira Juliana Mazzei, que é o braço-direito de Maria Elisa no Mário Covas, decidiram homenagear a equipe multidisciplinar de saúde que atua nas UTIs com uma salva de palmas em um dos corredores da unidade.

“Ficamos no corredor onde os profissionais batem o ponto e fizemos a homenagem na hora da troca de plantão, para que a maior parte deles pudesse participar. Como era o aniversário da enfermeira Katiuscia, a salva de palmas acabou sendo uma homenagem para ela também”, explica Maria Elisa.

A diretora de enfermagem ainda conta um segredo que não aparece no vídeo publicado no Facebook de Juliana, mas que torna a homenagem ainda mais especial:

“No momento das palmas, um paciente de Covid-19 que havia acabado de receber alta estava passando por lá, na cadeira de rodas. As palmas acabaram servindo também como uma homenagem a ele, que mesmo de máscara sorriu de uma forma bem perceptível”, explica Maria Elisa.

Veja a homenagem completa, inclusive com o vídeo, aqui.