Profissionais de Enfermagem são essenciais na vacinação contra a Covid-19

Equipe de Enfermagem tem participação direta na operacionalização da vacinação

Os profissionais de Enfermagem estão, desde o início, na linha de frente do combate a pandemia de Covid-19. É a categoria que está 24 horas junto ao paciente e que tem trabalhado exaustivamente para salvar vidas. Com o início da vacinação no Brasil, no dia 17 de janeiro, os profissionais têm desempenhado outro grande trabalho, o de imunizar a população contra o vírus.

São as equipes de Enfermagem que elaboram toda a operação da vacinação no país. Os profissionais capacitados realizam os procedimentos de manuseio, conservação, preparo, administração, registro e descarte dos resíduos resultantes das ações de vacinação.

Para a presidente do Cofen, Betânia Santos, “ser um dos principais agentes na ação da vacinação é mais um importante papel da Enfermagem em defesa da vida”. Para ela, os profissionais são devidamente treinados para que possam realizar um trabalho seguro para toda a população.

Até o domingo (07/02), foram aplicadas 3,5 milhões de doses da vacina, número que representa apenas 1,69% da população brasileira, segundo dados do consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde. Não há insumos suficientes até o momento para vacinar todos, mas é imprescindível que os que fazem parte dos grupos prioritários se vacinem. A vacinação contra a Covid-19 é a principal esperança para conter a disseminação da doença que já matou mais de 230 mil pessoas no País.


Fonte:
Ascom – Cofen