Profissionais de enfermagem são eleitos os mais éticos e honestos pelo 20º ano seguido nos EUA

Os profissionais de enfermagem novamente ficaram em primeiro lugar na pesquisa “As profissões mais éticas e honestas” (Most ethical and honest professions poll), realizada anualmente nos Estados Unidos pelo Instituto Gallup, um dos mais bem conceituados institutos de pesquisa do mundo. O dado é referente à pesquisa de 2021, que acaba de ser divulgada pelo instituto.

Desde 2001, ou seja, há 20 anos, a enfermagem se mantém em primeiro lugar no levantamento que mede a percepção do público americano em relação a diversas profissões. De acordo com os resultados do levantamento de 2021 que foram divulgados, 81% da população dos Estados Unidos considera que os profissionais de enfermagem possuem alto nível de honestidade e de ética.

A edição atual da pesquisa foi feita entre os dias 1º e 16 de dezembro de 2021 e avaliou 22 profissões diferentes.

O próprio Instituto Gallup afirma em seu site que “os profissionais de enfermagem são consistentemente melhores avaliados em honestidade e ética do que todas as outras profissões pesquisadas por nós, por uma grande margem de diferença”.

A segunda colocação na pesquisa ficou com os médicos, que foram considerados como honestos e éticos por 67% da população americana, de acordo com a pesquisa. O terceiro lugar ficou com os professores da educação primária: 64%. Os farmacêuticos apareceram em quarto lugar, com 63% e os oficiais militares na quinta colocação: 61%.

As profissões que contam com o menor nível de confiança dos americanos atualmente são os membros do Congresso, percebidos como éticos e honestos por apenas 9% dos respondentes; os vendedores de carros, que foram bem avaliados por apenas 8% dos respondentes e os lobistas, que foram apontados como éticos e honestos por somente 5% dos americanos questionados.

As tabulações completas da pesquisa estão disponíveis, em inglês, no site oficial do Instituto Gallup.