Professora da USP e RT do Hospital Universitário elogia atuação do Coren-SP durante a pandemia

A pandemia da Covid-19 causou grande impacto na vida das pessoas no mundo inteiro, principalmente dos profissionais de saúde. O Coren-SP, ciente do caráter fundamental dos serviços que presta, tanto de fiscalização quanto de atendimento ao profissional de enfermagem, desde o início se adaptou à nova situação e intensificou sua atuação em prol da segurança e da qualidade na assistência.

A fiscalização, por exemplo, continua realizando inspeções desde o início da quarentena. Além disso, passou a trabalhar com foco na disponibilidade de EPIs e planos de contingência adotados nas unidades assistenciais específicas à Covid-19.

O reconhecimento dessa atuação efetiva do conselho tem sido destacada pelos próprios profissionais de enfermagem.

Heloisa Helena Ciqueto Peres é professora titular da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP). Além disso, ela é a enfermeira Responsável Técnica (RT) pelo Hospital Universitário da USP. Como RT, ela recebeu a fiscalização do Coren-SP no HU no dia 24/4.

A professora da USP e RT do HU, Heloisa Helena Peres, elogiou a atuação do Coren-SP durante a pandemia

“Foi muito importante. O conselho veio fazer toda uma fiscalização em termos do uso das rotinas de assistência à Covid-19. Isso também nos deu segurança para saber se estávamos seguindo as normas preconizadas pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) com nossos profissionais”, conta Heloisa.

Para ela, a atuação do Coren-SP durante a pandemia tem sido de grande importância para apoiar a prática da enfermagem paulista nessa questão inédita que é a assistência em uma pandemia. “A fiscalização passou em todos os andares e em todos os locais onde havia pacientes com Covid-19, viu como estávamos atuando em relação à legislação competente e as normas assistenciais”, conta a RT.

Além de receber a fiscalização, o Hospital Universitário da USP foi uma das instituições que se beneficiaram da doação de máscaras PFF2 pelo Coren-SP. Os EPIs foram enviados pelo Cofen.

“Gostaria de agradecer pela doação. Os profissionais daqui agradecem imensamente. As máscaras N95 que recebemos são de alta qualidade. Intensificamos o uso dessas máscaras especificamente nos setores de maior risco, como as UTIs e o Pronto Socorro”, diz Heloisa.

Outro ponto elogiado pela profissional foram as campanhas informativas contra a violência que alguns profissionais de enfermagem vinham sofrendo no transporte público. “Essa orientação do público, essa conscientização, também é muito necessária e o Coren-SP está fazendo isso. Também está fazendo muitas lives, que tenho acompanhado. São momentos esclarecedores, com pessoas chave, infectologistas por exemplo. São estratégias que precisamos usar neste momento para chegar à população também”, finaliza.