Processo de Enfermagem é tema de palestra em Santo André

A conselheira e professora Consuelo Garcia Corrêa realizou palestra segunda-feira feira (11), no Hospital Brasil, em Santo André. Na oportunidade, destacou a importância da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) para o aprimoramento do trabalho realizado.

A conselheira defendeu que o Processo de Enfermagem (PE) deve ser baseado no paciente e não na doença. “É preciso analisar a situação para planejar o cuidado, pensar nas pessoas e no quanto aquela alteração patológica está impactando aquele ser humano”.

A conselheira Consuelo Garcia Corrêa e os profissionais do Hospital Brasil, de Santo André

Ela lembrou que o PE exige tomada de decisão clínica e de gestão e por isso é recomendado envolver os técnicos e auxiliares de Enfermagem para que eles participem de forma integrada do cuidado, auxiliando no Registro de Enfermagem.

Entre os modelos de cuidado citados por Consuelo, estão a Nanda, NIC e NOC e a CIPE (Classificação Internacional de Prática de Enfermagem), sendo que este último defende a padronização das terminologias científicas, reunindo diagnósticos, intervenções e resultados da prática de Enfermagem.

Ao final, a conselheira indicou aos profissionais a consulta ao manual Processo de Enfermagem – Guia para a Prática produzido pelo Coren-SP e disponível para download.