Presidente do Coren-SP visita instituições em Mogi das Cruzes, Jacareí e São José dos Campos

A presidente do Coren-SP, Renata Pietro, e o vice-presidente, Cláudio Silveira, seguem percorrendo as diversas regiões do estado para aproximar o Coren-SP da enfermagem. Nesta quarta-feira (16/1), eles estiveram em Mogi das Cruzes, Jacareí e São José dos Campos. “Estamos trabalhando para mostrar que o Coren-SP está presente no cotidiano da enfermagem. Esse contato é fundamental para valorizarmos as boas práticas da categoria e, também, acolher suas demandas”, disse Renata.

Visita no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes

Eles iniciaram o dia com uma visita ao Núcleo de Atendimento ao Profissional de Enfermagem (NAPE) do Coren-SP em Mogi das Cruzes, para acompanhar de perto o atendimento oferecido à categoria.

Renata Pietro e Cláudio Silveira no NAPE Mogi das Cruzes, ao lado da enfermeira Gloria Menezes, que renovou sua inscrição do Coren-SP, e do funcionário da unidade, Emerson Damião

Em seguida, seguiram para o Hospital Municipal e foram recebidos pela coordenadora de enfermagem da UTI, Samantha da Cruz, e pela coordenadora de enfermagem da internação, Marcela de Santis. “A visita do Coren-SP foi muito positiva e importante para elevar a autoestima dos profissionais, pois demonstra que o Conselho está próximo de nós”, disse Samantha.

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes recebeu dois prêmios, um nacional e outro internacional, por iniciativas relacionadas à sustentabilidade e ao meio ambiente, como reuso da água e utilização da luz solar. A equipe de enfermagem acumula muitas experiências de sucesso na instituição, como a redução do risco de queda entre os pacientes, devido a uma pesquisa que revelou um tipo de cera e aplicação que torna o chão antiderrapante. Foram mais de sete meses de pesquisa.

Equipe do SAMU de Mogi das Cruzes

Ainda em Mogi das Cruzes, Renata Pietro e Cláudio Silveira estiveram no SAMU, com o enfermeiro Fernando Gois. Eles constataram que a enfermagem assume papel de protagonista da assistência nesta instituição. Por meio de um protocolo inédito, o enfermeiro é o profissional designado para receber o paciente assim que o helicóptero pousa, assumindo a condução do caso neste primeiro momento.
A presidente e o vice também se reuniram na prefeitura com o prefeito Marcus Melo e o secretário de saúde Francisco Moacir Bezerra para apresentar a atuação do Conselho e discutir as demandas da enfermagem.

Equipe da UTI da Santa Casa de Jacareí

Santa Casa de Jacaréi: Superintendente Elisete Sgolon, Claudio Silveira, enfermeira RT Andrea Alvarenga Paula e Renata Pietro

Em Jacareí, a visita aconteceu na Santa Casa. Na ocasião os representantes do Coren-SP foram recebidos pela superintendente Elisete Sgolon e a enfermeira RT Andrea Alvarenga Paula. “Ficamos muito satisfeitos com a visita. Sentimo-nos valorizados”, disse Andrea.

Hospital São José, com a RT Érica Cássia

Em seguida, foi a vez de São José dos Campos. No Hospital São José eles foram recebidos pela RT Érica Cássia.

Enfermeira Alexandra Regina Barbosa do Amaral, Haley Ricardi e Renata Pietro, na subseção de São José dos Campos

A presidente e o vice estiveram também na subseção do Coren-SP na cidade, para dialogar com os profissionais e também se reuniram com a enfermeira Alexandra Regina Barbosa do Amaral e Haley Ricardi, que foi portador da doença de Crohn. Juntos, eles estão desenvolvendo um projeto voltado para a campanha Maio Roxo, de conscientização sobre doenças inflamatórias intestinais. “Foi um encontro muito positivo. Esta gestão mudou a visão que eu tinha do Coren-SP. Acompanhando o trabalho da presidente percebo que o Conselho está mais atuante, abraçando as causas da enfermagem”, disse Alexandra.